
Tubarão-lanterna e caranguejo-porcelana: novas espécies são descobertas em águas profundas na Austrália
As águas profundas da Austrália ainda guardam mistérios da vida marinha. A centenas de metros abaixo da superfície, pesquisadores australianos da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO) numa missão de estudo descobriram nova espécie de tubarão-lanterna e de caranguejo de águas profundas. Os achados foram divulgados em artigos publicados em setembro deste ano.
Lagartos ‘piratas’: estudo revela que répteis podem sobreviver e até levar uma vida normal com três patas; entenda
Descoberta: Gorilas-das-montanhas também chegam na menopausa, aponta estudo feito por mais de 30 anos
Os cientistas percorreram o mar da Austrália Ocidental durante a pesquisa no navio de investigação RV em 2022. Este trabalho já havia rendido outras novidades, com quase 20 novas espécies descritas a partir de coletas durante o período. As novas descobertas foram compartilhadas no início deste mês, através da CSIRO.
Os achados mais recentes representam uma pequena parte da vida marinha que os pesquisadores acreditam habitar a região. Os cientistas estimam que há potencialmente até 600 novas espécies a serem descritas. A equipe destaca que o fundo do mar ainda é inexplorado, apesar do potencial de descobertas sobre a vida marinha.
O tubarão-lanterna da Austrália Ocidental é um tubarão pequeno, com o maior espécime conhecido medindo apenas 407 mm de comprimento. Os olhos grandes ajudam a enxergar nas profundezas do oceano, ambiente com baixa iluminação. O corpo esguio conta com pequenas nadadeiras dorsais (parte superior), cada uma com um espinho afiado.
Descoberta: Lobos tendem a fugir mais ao ouvir a voz humana do que sons de cães e pássaros, aponto estudo
O nome da espécie faz jus a uma de suas características únicas: o tubarão-lanterna consegue brilhar. Em entrevista ao CSIRO, o especialista em peixes, o ictiólogo Will White, que integra a equipe da Coleção Nacional de Peixes Australianos da organização e participou da descrição da nova espécie de tubarão, destacou esse atributo:
— Os tubarões-lanterna são bioluminescentes, com luz produzida por fotóforos localizados em sua barriga e flancos, de onde vem seu nome comum.
Tubarão-lanterna é descoberto em águas profundas na Austrália
CSIRO / Coleção Nacional de Peixes da Austrália
Essa nova espécie de tubarão é a terceira identificada pela equipe durante a pesquisa, em 2022. No ano seguinte à viagem, os especialistas divulgaram a descoberta do tubarão-chifre-pintado e do tubarão-gato-de-ovo-de-crista.
— Os tubarões-lanterna são um grupo incrível de tubarões, e esta nova espécie foi encontrada em profundidades de até 610 metros durante pesquisas de biodiversidade — destacou Will White.
Veja vídeo: Escultura subaquática é instalada no Japão e homenageia conexão entre humanidade e oceano
O caranguejo-porcelana foi encontrado ao longo da costa de Ningaloo, em profundidades de até 122 metros. Pequeno, mede cerca de 15 milímetros de comprimento. A coloração branco-amarelada opalescente o favorece para se esconder entre as folhas brancas de seu hospedeiro, o caranguejo-marinho.
— Os caranguejos-porcelana são conhecidos como filtradores, alimentando-se de plâncton usando peças bucais modificadas com pelos longos para varrer a água em busca de pequenos pedaços de alimento, como plâncton, em vez do método típico dos caranguejos de agarrar e beliscar o alimento com suas garras — disse, ao CSIRO, o curador de Zoologia Aquática do Museu da Austrália Ocidental, Andrew Hosie, que participou da descrição das novas espécies de caranguejo.
Novas missões são previstas com os mesmos pesquisadores que estiveram a bordo da realizada em 2022.
Initial plugin text
Fonte original: abrir