
Três casos de mpox ligados a doença grave preocupam especialistas em saúde nos EUA
Um tipo de mpox que causa doenças graves foi identificado em três moradores da Califórnia que não viajaram para o exterior, a primeira vez que a forma mais virulenta se espalhou pelos Estados Unidos, disseram autoridades de saúde na sexta-feira.
O tipo, conhecido como Clade 1, tem circulado amplamente na África Central e Oriental, causando dezenas de milhares de infecções e centenas de mortes. O Clade 2, a forma que varreu os Estados Unidos em 2022 e adoeceu 30.000 pessoas, causa uma doença menos grave.
O subtipo 2 continua a circular nos Estados Unidos em níveis baixos, mas as infecções têm aumentado em várias cidades desde o verão. Autoridades de saúde de Los Angeles relataram 118 casos de mpox, anteriormente varíola dos macacos, até agora neste ano.
Autoridades de saúde da Califórnia afirmam que os três pacientes — um em Long Beach e dois em Los Angeles — foram hospitalizados e agora estão se recuperando em casa, isolados. Eles não encontraram nenhuma ligação entre os três casos.
Autoridades em Long Beach anunciaram o primeiro caso na terça-feira.
Kelly Johnson, especialista em doenças infecciosas da Universidade da Califórnia, em São Francisco, disse que, embora o risco de infecção seja baixo para a maioria das pessoas, ela pediu vigilância, especialmente entre pessoas com sistema imunológico enfraquecido e homens que fazem sexo com homens.
— Minha preocupação é que a transmissão de pessoa para pessoa na comunidade possa continuar — disse ela.
Sonali Kulkarni, diretora médica da Divisão de Programas de HIV e DST do Departamento de Saúde Pública do Condado de Los Angeles, disse que as autoridades estão intensificando os esforços de vigilância e testando amostras de laboratório existentes para entender melhor a disseminação. Ela afirmou que os três pacientes pertencem a um grupo de alto risco de homens gays e bissexuais.
— O fato de todos os três casos terem resultado em hospitalização é preocupante. Ainda é muito cedo para dizer, mas estamos preocupados com a possibilidade de uma doença mais grave — disse Kulkarni.
Ambos os subtipos de mpox podem ser transmitidos por contato íntimo, dentro de casa ou pelo compartilhamento de itens pessoais. Os sinais da doença geralmente começam com sintomas gripais, seguidos por erupções cutâneas e lesões que podem ser extremamente dolorosas.
Como o vírus pode ficar incubado por até três semanas sem causar sintomas, os infectados podem transmiti-lo a outras pessoas sem saber. Homens que fazem sexo com homens têm maior risco de infecção e, para aqueles com HIV não tratado, a MPOX pode ser mortal.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) encaminharam um pedido de comentário às autoridades de saúde da Califórnia. O site do CDC recomenda que pessoas em risco recebam duas doses de uma vacina fabricada pela empresa farmacêutica Jynneos. A vacina é altamente eficaz na prevenção de casos graves.
O único caso anterior de infecção pelo Clade 1 nos Estados Unidos foi relatado em novembro passado na Califórnia, quando um morador do Condado de San Mateo que havia viajado para a África Oriental foi hospitalizado. Autoridades de saúde na época disseram que esse caso não levou a infecções adicionais.
Embora os casos de mpox Clade 1 transmitidos localmente nos Estados Unidos não tenham sido totalmente inesperados, especialistas em saúde disseram que os cortes de financiamento do governo Trump para os sistemas de saúde pública e vigilância de doenças do país podem prejudicar os esforços para conter qualquer surto.
Joseph Osmundson, professor clínico associado de biologia na Universidade de Nova York, disse que os cortes contínuos no sistema de saúde pública do país, combinados com reduções drásticas de financiamento para pesquisa, vigilância e iniciativas de saúde que salvam vidas no exterior, podem tornar mais difícil conter um surto de mpox.
— A infraestrutura que construímos durante o surto de 2022 acaba de ser eviscerada. Aquilo que precisamos entender se tivermos um problema agora, e se tivermos um problema no futuro, está sendo sistematicamente desmantelado — disse Osmundson.
Fonte original: abrir