Tradição familiar e cooperativismo fortalecem a produção de frutas em Rolim de Moura
Empresa mantém viva os sonhos cultivados pelo pai, que se transformaram em legado e continuam a impulsionar o trabalho da família.
Assessoria/CrediSIS
Há mais de três décadas, Claudemir de Jesus transformou um sonho em um projeto de vida, que hoje alimenta e movimenta Rolim de Moura, município na Zona da Mata rondoniense. O trabalho, iniciado com o cultivo de café, evoluiu para a produção de citros, consolidando a Laranjas Rolim como uma das principais fornecedoras de laranja, banana e abacaxi da região. A empresa, administrada por Claudemir e pelos filhos Josenildo, Lindomar e Odair, conta com o apoio da CrediSIS Sudoeste para o crescimento.
Atualmente, a empresa é liderada por Josenildo Santos de Jesus, sócio-administrador da Laranjas Rolim. Ao lado dos irmãos e do pai, o cooperado da CrediSIS Sudoeste mantém a essência do negócio familiar, que se consolidou com base no esforço conjunto e no cooperativismo.
Segundo Josenildo, a história da família começou ainda na década de 1970, quando Claudemir, natural de São Paulo, chegou a Rondônia em busca de novas oportunidades. Movido pelo sonho, ele iniciou o plantio em uma pequena propriedade adquirida em Rolim de Moura.
Mais de 100 famílias são beneficiadas e encontram renda e oportunidades com a Laranjas Rolim, gerando impacto social e desenvolvimento local.
Assessoria/CrediSIS
“Meu pai sempre foi da lavoura e trazia o sonho de ter um cantinho para plantar frutas. Quando se estabeleceu aqui, pôde transformar esse desejo em realidade, começando com café e, depois, com as primeiras mudas de laranja”, relembrou.
Até o fim dos anos 1980, Claudemir conciliava o trabalho como professor com a rotina na lavoura. Mesmo diante das dificuldades, reuniu um grupo de produtores para formar um viveiro de mudas de laranja, um projeto pioneiro na região.
“Na época, ninguém tinha muito conhecimento sobre citros, mas com coragem e união, produziram as primeiras mudas. Foi o início de tudo. Quando as plantas foram para o campo, começamos a colher os frutos que colocaram a Laranjas Rolim no mercado”, contou Josenildo.
O verdadeiro ponto de virada veio no início dos anos 1990, quando o mercado de citros passou a ganhar força em Rondônia e o cultivo se mostrou promissor. Nesse momento, Claudemir decidiu deixar o cargo público e dedicar-se integralmente à produção.
“Meu pai tomou a decisão de se dedicar totalmente à produção. Nessa época, nós, filhos, já podíamos ajudar e compreender o propósito dele. A partir daí, a empresa começou a criar raízes e estrutura, tornando-se o que é hoje”, relembra o cooperado.
Com o passar dos anos, a Laranjas Rolim consolidou-se como referência regional e, hoje, o negócio beneficia mais de 100 famílias, direta e indiretamente, entre colaboradores e revendedores.
“É gratificante saber que, de alguma forma, contribuímos para o sustento de tantas pessoas. A cada fruta colhida, há o trabalho e o esforço de uma comunidade inteira envolvida”, destaca Josenildo.
Para alcançar esses resultados, o cooperado contou com o apoio da CrediSIS Sudoeste, que viabilizou investimentos em insumos e melhorias estruturais, fundamentais para a ampliação da produção e o aumento da eficiência no campo.
“Em um momento, quando precisávamos de recursos para ampliar a produção, buscamos apoio na cooperativa. Fomos muito bem recebidos e conseguimos o crédito necessário para investir em insumos e na estrutura. Os resultados são visíveis e fruto dessa parceria”, afirmou o empresário.
Elieide Cardoso, gerente de Negócios Agro da CrediSIS Sudoeste, enxerga na trajetória da Laranjas Rolim um exemplo concreto do que o cooperativismo é capaz de realizar. Para ela, o crescimento da empresa e da família mostra que, quando há parceria verdadeira entre cooperado e cooperativa, os resultados podem ir além.
“O Josenildo e sua família são exemplos de como o crédito cooperativo pode impulsionar quem acredita no trabalho e no território onde vive. Nossa missão é justamente essa, de apoiar o produtor rural para que ele cresça de forma sustentável, fortalecendo a sua realidade e também da comunidade ao redor”, destacou Elieide.
Mais do que uma empresa de sucesso, a Laranjas Rolim é a prova de que tradição, trabalho em família e cooperação são ingredientes que transformam sonhos em frutos reais, cultivados com orgulho das raízes, colhidos com dedicação e compartilhados com quem cooperou para o crescimento.
Fonte original: abrir