Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Suspeitos mortos por PMs no Ceará eram ligados ao CV e iam atacar rivais do TCP

31/10/2025 15:18 O Globo - Rio/Política RJ

Os sete mortos durante uma ação da Polícia Militar do Ceará na madrugada desta sexta-feira, no município de Canindé, no interior do estado, eram ligados à facção carioca Comando Vermelho. O grupo entrou em confronto com os PMs quando se deslocava para tentar atacar rivais da organização criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), também oriunda do Rio de Janeiro.
Os policiais intervieram após o recebimento de informações que davam conta de que, em breve, haveria uma investida de homens do CV contra membros do TCP, de acordo com o Diário do Nordeste. Os agentes então se deslocaram aos bairros Campinas e Palestina, em Canindé, por volta das 3h.
No local, conforme o relato da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), os suspeitos "efetuaram disparos em direção às viaturas e lançaram dois artefatos explosivos em via pública".
Havia cerca de 15 membros do CV no local e, parte deles conseguiu fugir pela mata, segundo o jornal O Povo. Sete chegaram a ser socorridos, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. Do total de mortos, três possuem passagens por organização criminosa.
Governadores comemoram ação
Após a ação, Cláudio Castro, governador do Rio, estado que promoveu uma ação contra a facção Comando Vermelho nesta semana, e que teve mais de cem mortes, se manifestou nas redes sociais, afirmando que essa é "uma guerra que não tem fronteiras".
A Delegacia de Canindé ficará responsável pela investigação. Na ação, foram apreendidas oito armas — um fuzil, quatro pistolas e três revólveres —, 150 munições e drogas. Os policiais militares, segundo a pasta da Segurança Pública, "receberam informações de inteligência sobre suspeitos que realizariam ações criminosas na região".
PM do Ceará mata sete suspeitos
Via-crúcis no IML: famílias narram dificuldades no reconhecimento dos corpos de megaoperação e perícia independente é solicitada
"Parabenizo os policiais do Ceará e o governador Elmano de Freitas (PT) pela coragem e determinação no enfrentamento ao crime organizado", escreveu o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), em sua conta no Instagram. Na publicação, ele destacou ser preciso ainda de "união entre os estados" e mencionou que o Rio tem "agido com a mesma firmeza, colocando o Estado nas ruas, retomando territórios e enfrentando o narcoterrorismo".
Initial plugin text
O governador do Ceará, por sua vez, parabenizou seus policiais pela ação: "Nenhum policial morto. Nenhum inocente alvejado. A população protegida".
Initial plugin text
Presidente de clube de tiro, dono de loja de armas, armeiro: as conexões por trás do arsenal do CV no Complexo do Alemão
Galerias Relacionadas
Até a noite desta quinta-feira, a polícia confirmava 121 mortos na megaoperação que, segundo saldo oficial, são 4 policiais e 117 suspeitos, tornando-a a operação mais letal da história. Os corpos periciados no Instituto Médico-Legal (IML) Afrânio Peixoto já começaram a ser liberados para as famílias.
Initial plugin text
Initial plugin text

Fonte original: abrir