Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Sobremesas ganham protagonismo no retorno do SP Gastronomia

18/10/2025 07:30 O Globo - Rio/Política RJ

O SP Gastronomia retornou nesta sexta-feira com o melhor da música e da gastronomia no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP). Além de pratos exclusivos, aulas com chefs renomados e shows, o evento ganhou um toque ainda mais especial: uma seleção de sobremesas criativas, que encantaram o público e fecharam a noite com chave de ouro. Os ingressos para o final de semana estão à venda no site da Ticketmaster (https://www.ticketmaster.com.br/event/sp-gastronomia-2025), com valores a partir de R$ 77 (inteira) e R$ 38,50 (meia-entrada).
SP Gastronomia 2025: os melhores restaurantes na categoria Bom e Barato
São Paulo: os melhores restaurantes vegetarianos de 2025
A Casa do Porco apresentou o “Leitão”, um sorvete de leite com caramelo, chocolate e bacon. Já o Aizomê trouxe duas criações delicadas: o mini bombom de chocolate ao leite, recheado com creme de avelã e bolinhos de chocolate, e o mousse de yuzu, com cambuci, matchá e menta.
Telma Shiraishi, chef do Aizomê
Edilson Dantas/Agência O Globo
— Trouxemos essa sobremesa especialmente para o SP Gastronomia e simboliza muito bem o que queremos fazer hoje, que é a fusão entre o melhor do Japão e o melhor do Brasil — disse a chef do Aizomê, Telma Shiraishi.
Frida & Mina: a Melhor Sorveteria pelo Prêmio SP Gastronomia 2025
O Capim Santo serviu seu bolo quente de milho com melado de cana e flocos de milho, além do irresistível brigadeiro de capim santo. A Amay Patisserie apostou em uma vitrine variada, com bolos, o Choux Cream 100% sem glúten com recheio de fava de baunilha, e o tiramisu zero lactose, para todos os paladares.
A Frida & Mina trouxe seus tradicionais sorvetes, um picolé especial e o sanduíche de sorvete, que combina porções cremosas entre dois biscoitos, nos sabores: morango balsâmico com biscoito de limão; macadâmia com casquinha; creme com biscoito de chocolate; e caramelo com biscoito de canela.
Primeiro lugar: Kotori é o restaurante com a Melhor Carta de Drinques pelo Prêmio SP Gastronomia 2025
O Grand Hyatt apostou na torta caprese, servida com calda de chocolate, damasco, chantilly e zest de laranja, conta o pastry chef, Fernando Welter:
— É uma sobremesa não muito doce, mas também não é insossa. Tem um doce e aquela pitadinha de chocolate bem legal. Estamos tendo bastante procura e pelo que a gente está vendo o pessoal está gostando bastante.
O pastry chef do Grand Hyatt, Fernando Welter, monta torta caprese, servida com calda de chocolate, damasco, chantilly e zest de laranja
Edilson Dantas/Agência O Globo
Encerrando o circuito de doces, o Escandinavo apresentou criações originais e refrescantes: o Hidromel, uma raspadinha com calda cremosa e alcoólica de mel (sem glúten e vegetariana); o Brigadeilig, um brigadeiro de queijo marrom norueguês (Brunost) com raspas do queijo (também sem glúten e vegetariano); e o Kakigori, uma raspadinha de morango, leite condensado e chocolate, especial para agradar a criançada.
— É uma opção refrescante para as crianças, mas também para os adultos — disse a chef Denise Guerschman. — A sobremesa tem tido muita procura, principalmente nos dias quentes.
O Ministério da Cultura e a Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, apresentam o SP Gastronomia. O evento conta com o Estado de São Paulo e a cidade de São Paulo como anfitriões; Patrocínio Master da Vivo, 99Food, Banco do Brasil e Elo; Patrocínio de Cerveja Petra e Maturatta; Apoio de Sabesp, Britânia, Garrafaria, Cielo, SulAmérica e Rede D'Or; Apoio institucional Metrô SP, Detran-SP, Secretaria de Turismo e Viagens do Governo de São Paulo, Visite SP, Abear; Participação de Granado, Águas Prata, Frescatto, Kalassi e Ceratti; Produção RKF e Lanikai; Assessoria de Imprensa InPress, Parceria de Mídia Eletromídia e Parceria de Sustentabilidade Planton. O SP Gastronomia conta, ainda, com Grand Hyatt São Paulo como Hotel Oficial e o Parque Villa-Lobos como Local Oficial. A realização é do GLOBO, CBN e Valor Econômico, através do Ministério da Cultura, Governo Federal.

Fonte original: abrir