
San Sebastian, Espanha, e Rio são agora 'cidades irmãs'
San Sebastian, a bela capital do País Basco, na Espanha, costuma sacudir o mundo com dois eventos anuais relevantes: Festival Internacional de Cinema e o Gastronômika, o mais importante festival gastronômico do mundo, ambos tendo como cenário o belo Palácio Kursaal. Com inúmeras semelhanças (a começar pelo padroeiro São Sebastião), essa semana o Rio passou a ser "cidade-irmã" de San Sebastian.
Dani Maia e Eduardo Paes
Divulgação
A "irmandade" foi assinada pelo Prefeito Eduardo Paes e a secretária de Turismo Daniela Maia com o Prefeito de San Sebastian Eneko Goia, encontro paralelo ao Gastronômika, que nessa sua 27 edição teve o Rio como cidade convidada. "Abrimos portas para várias ações conjuntas futuras em muitos segmentos. Somos cidades com vários pontos em comum, o mesmo potencial turístico, as belezas naturais e as tipicidades de uma culinária única. Como o Rio", pondera Daniela Maia, que vê no turismo gastronômico uma forma de atrair visitantes para cá. "Precisamos entrar na rota dos grandes destinos gastronômicos do mundo. Temos potencial para isso".
Mas, "idades irmãs" o que proporciona? Intercâmbios culturais, sociais, científicos, turísticos, tecnológicos, econômicos... "A cultura basca é rica e diversificada, com tradições de danças, música, esportes e culinária. Tem forte identidade cultural, como é o caso do Rio " ,diz a secretária
Eduardo Paes e o Prefeito de San Sebastian, Eneko Goia
Divulgação
Durante três dias, mais de 14 mil pessoas circularam pelo Gastronômica, com aulas de 1360 chefs renomados de 48 nacionalidades. Cada aula foi antecedida por vídeos mostrando as belezas do Rio. E a riqueza da mesa carioca, que poderia ser conferida no estande do "Rio, ciudad maravillosa" com comidinhas assinadas pelos chefs Danilo Parah (Ruda) e Elia Schramm (Francese), caipirinhas com cachaça Pindorama e preciosidades de insumos garimpados pela Cristiana Beltrão, do Instituto Bazzar. No auditório, as aulas de Felipe Bronze, Thomás Troisgros e Rafa Costa e Silva se alternavam com nomes como dos chefs Hansel Blumenthal, Elena Arzak, Jordi Roca, Andoni Luis Aduriz, Pedro Subijana entre outros "papas" mundial.
A Secretaria Municipal de Turismo investiu R$ 3.250 milhões nessa ação que reforça o movimento para colocar o Rio na rota dos grandes destinos gastronômicos do mundo. O Gastronômika funcionou e bem como vitrine do que temos de melhor por aqui. Agora, é esperar os frutos.
Semelhanças com o Rio
Divulgação
Fonte original: abrir