Porto de Salvador: coração econômico e turístico da Bahia
Localizado estrategicamente na Baía de Todos-os-Santos, o Porto de Salvador é um dos principais motores da economia baiana e um ativo vital para o comércio exterior do Brasil. Reconhecido por seu perfil exportador, especialmente de frutas, e por sua relevância na movimentação de contêineres, cargas gerais e granéis sólidos, o porto também se destaca como um dos principais portais de entrada para o turismo de cruzeiro no país.Inaugurado em 1913, foi o primeiro porto organizado do Brasil e, hoje, sob a gestão da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), autoridade portuária, continua sendo um elo vital que conecta o estado, o Norte de Minas Gerais e outras regiões do Nordeste ao mercado global.Para entender o cenário atual e os avanços mais recentes, conversamos com Antonio Gobbo, presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que detalhou os impactos do pacote de investimentos do Novo PAC e as perspectivas para o futuro.Em maio deste ano, o Governo Federal anunciou um pacote de investimentos do Novo PAC para os três portos baianos: Salvador, Ilhéus e Aratu. Passados cinco meses, segundo o presidente da Codeba, os investimentos têm se concentrado na ampliação da infraestrutura, modernização e incorporação de inovações tecnológicas.Gobbo explicou que o montante alocado tem sido usado para a requalificação de pátios, pavimentação de novas áreas, melhoria da segurança e aquisição de lanchas de patrulha. “A expectativa é que esses investimentos elevem a capacidade de movimentação do porto, tornando-o mais competitivo no cenário nacional e internacional”, disse Antonio GobboEle destacou também que o projeto de ampliação do Terminal de Contêineres (Tecon), quando concluído, irá duplicar a capacidade operacional do porto. Com a modernização, o porto de Salvador tem implementado tecnologias que visam otimizar a logística e a eficiência operacional, segundo Gobbo.
| Foto: Uendel Galter/ Ag A Tarde
Foram feitos investimentos em sistemas de gestão portuária e automação, o que permite um fluxo mais rápido e seguro de mercadorias.O presidente da Codeba ressalta que essas melhorias têm um impacto direto na redução do tempo de espera dos navios e no processamento das cargas, fortalecendo a posição do porto como um elo crucial para o transporte de contêineres e outros produtos.Recorde de exportação de cargasO primeiro semestre de 2025 consolidou a boa fase do porto de Salvador, que registrou uma movimentação total de cargas de 3,2 milhões de toneladas, superando o Porto de Aratu e se tornando o maior do estado. Apesar de um recuo de 17% em relação ao ano anterior, o Porto de Salvador é responsável por mais de 50% da movimentação total da Bahia.Os portos públicos da Bahia movimentaram um total de 6,2 milhões de toneladas no período, uma queda de 21,7% em relação ao ano passado. No Brasil, o setor aquaviário registrou uma movimentação recorde de 653,7 milhões de toneladas de cargas no primeiro semestre de 2025, um crescimento de 1,02% em relação ao ano anterior, conforme dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).Com um orçamento superior a R$ 18,7 milhões para 2025, o Porto de Salvador está em uma fase de investimentos significativos, visando aprimorar sua infraestrutura e modernizar suas operações.Temporada de cruzeirosAlém da relevância econômica, o porto é um ponto central para o turismo. A temporada de cruzeiros de 2024 recebeu mais de 200 mil passageiros em Salvador. As projeções para a temporada 2025/2026 são ainda mais otimistas, com a previsão de atracação de 58 navios, confirmando o papel do porto como uma porta de entrada para o turismo na capital baiana.De acordo com Antonio Gobbo, com a temporada de cruzeiros, a cidade se prepara para receber um grande fluxo de turistas, que injetam recursos diretamente na economia local. “A localização privilegiada do porto, em frente a pontos turísticos icônicos como o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo, é um grande atrativo para os passageiros, que podem começar sua exploração da cidade assim que desembarcam”, completa Gobbo.
| Foto: Uendel Galter/ Ag A Tarde
Legislação PortuáriaNo final de setembro, a Codeba participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia para discutir a modernização da legislação portuária. O presidente da Codeba confirmou a posição oficial da empresa, que defende a valorização do ativo portuário público e a necessidade de uma legislação que promova a eficiência e a compe
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