Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Para evitar golpes como o ‘boa noite, Cinderela’ e o da maquininha, cartilha do governo dá dicas a turistas: 'Não aceite bebidas de pessoas que você não conhece'

22/10/2025 17:21 O Globo - Rio/Política RJ

O grupo de amigos chilenos mal tinha desembarcado no Rio de Janeiro quando se viu cercado por curiosos na areia de Copacabana. Entre acrobacias ensaiadas para a competição de cheerleaders que os trouxe ao Brasil, Pascal Lizama, de 23 anos, e os colegas Nestor Reyes, de 26, Juan Guerrero, de 31, e Bayron Araya, de 27, comentavam sobre a nova cartilha entregue aos turistas logo na chegada. Traduzida em três idiomas, ela orienta visitantes a ficarem atentos a golpes e situações de risco comuns em pontos turísticos da cidade.
Gravação de João Gomes em megapalco na Lapa vai mudar trânsito e alterar transporte;
Quem é Capitão Hunter, Youtuber do universo Pokémon, preso por suspeita de exploração sexual de crianças e estupro de vulnerável
— Chegamos no Rio hoje para ficar uma temporada. Até agora, estamos achando a cidade segura. Essa cartilha é legal e vai ajudar. Gostamos da iniciativa. Alguns amigos chilenos que vieram para cidade disseram para gente tomar cuidado com as bebidas. Bom saber que as autoridades estão preocupadas com nosso bem-estar — disse Pascal.
overno do Estado lança cartilha com dica de segurança para turistas. Na foto, Pascal lizama 23, Nestor reyes 26, Juan guerrero 31 e Bayron araya 27
Leo Martins / Agência O Globo
A publicação faz parte da campanha “Divirta-se com Segurança”, lançada nesta quarta-feira pelo governo estadual, em parceria entre a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Segurança Pública. Cartazes, adesivos e exemplares serão distribuídos em hotéis, aeroportos, bares, restaurantes, quiosques e estabelecimentos comerciais de todo o estado.
Segundo o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, o material é resultado de um trabalho conjunto com a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), após o aumento de pequenos delitos registrados na orla nos últimos meses. A expectativa da pasta é receber mais de 2 milhões de turistas até o fim do verão.
O que diz a cartilha:
Funcionários das recepções de hotéis são treinados para dar informações a respeito de atrações turísticas, passeios e restaurantes.
Fique atento ao seu celular, câmeras fotográficas, bagagens e pertences.
Utilize cópia do passaporte como documento. Ela tem a mesma validade do original.
Planeje passeios com guia credenciado.
Ao usar aplicativos de relacionamento, prefira lugares públicos durante o dia, principalmente no primeiro encontro.
Nunca deixe bebidas abandonadas ou com pessoas desconhecidas. Não aceite bebidas de pessoas que você não conhece.
Prefira consumir comidas e bebidas em restaurantes, hotéis, bares, quiosques e barracas de praia.
Só utilize transportes oficiais dos hotéis, agências de viagem, táxi e aplicativos.
Ao utilizar cartão de crédito, confira o valor da sua compra na máquina.
Opte por estabelecimentos de hospedagem que demonstrem boas práticas de higiene e segurança.
Governo do Estado lança cartilha com dica de segurança para turistas. Na foto, Pascal lizama 23, Nestor reyes 26, Juan guerrero 31 e Bayron araya 27
Leo Martins / Agência O Globo
O secretário explicou que o objetivo da iniciativa é informar e conscientizar o turista sobre comportamentos seguros durante a estadia, além de preparar os profissionais da cadeia do turismo para um atendimento mais acolhedor e responsável.
— A cartilha é a base de tudo. A gente vai espalhar essas informações pelos hotéis, aeroportos, quiosques, bares e estabelecimentos comerciais. O objetivo é conscientizar o cidadão e o comerciante para receberem melhor o turista. O Rio não tem mais baixa temporada — agora vivemos uma intertemporada, com ocupação hoteleira alta o ano inteiro — afirmou Tutuca. — Vai ser o maior verão da história do Rio de Janeiro.
— Essa é uma iniciativa que visa informar o turista para que ele tenha uma melhor noção de como se comportar e usufruir dos serviços do Rio de Janeiro. A gente antecipou essa campanha por conta do aumento do fluxo de visitantes fora da alta temporada, e agora estamos criando um grande movimento para que possamos receber cada vez melhor os turistas.
O segundo passo é trabalhar com o cidadão carioca e com quem atua no setor — comerciantes, autônomos e guias — para que todos estejam preparados para receber o turista — disse Tutuca
Segundo ele, a base técnica da cartilha foi desenvolvida pela Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), a partir das ocorrências registradas nos últimos anos.
— A Deat forneceu todo o embasamento técnico. Nós organizamos essas informações e as transformamos em uma comunicação clara e acessível, para que o turista entenda melhor e para que a mensagem chegue de forma fluida — afirmou.
Tutuca acrescentou que todas as orientações são igualmente importantes.
— Eu não diria que há um ponto alto específico. Cada turista tem um perfil: há quem prefira praia, outros a noite, a gastronomia ou o turismo cultural. Todos vão encontrar orientações úteis de acordo com o tipo de experiência que buscam no Rio — completou.
Entre as recomendações, o guia orienta turistas a consumirem bebidas e comidas em

Fonte original: abrir