Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Pai de santo é preso sob suspeita de chefiar esquema de estelionato religioso no RS

16/10/2025 10:05 G1 RS

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu em São Paulo um pai de santo suspeito de chefiar um esquema de estelionato religioso. O homem é conhecido como Pai Hugo de Oxalá e teria, em poucos meses, movimentado mais de R$ 376 mil na sua conta bancária. Ele responde por estelionato e associação criminosa.
Conforme a Polícia Civil, o pai de santo é suspeito de chefiar uma quadrilha que aplicava golpes por meio de falsas promessas de trabalhos espirituais. Foi descoberto que os criminosos usavam perfis nas redes sociais para atrair vítimas e ofereciam soluções milagrosas para problemas amorosos e financeiros.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A vítima que procurou a polícia após ter caído no golpe e deu início à investigação policial perdeu cerca de R$ 184 mil. O contato com o grupo aconteceu via redes sociais. Ela contou para os policiais que foi induzida a realizar uma série de transferências bancárias, sempre sob promessas e até ameaças.
A Polícia Civil descobriu que os perfis somam dezenas de milhares de seguidores e exibem depoimentos de supostos clientes satisfeitos, muitos deles identificados como influenciadores digitais contratados apenas para gravar vídeos promocionais.
Além disso, a Polícia Civil confirmou que os suspeitos de envolvimento no esquema recebiam o dinheiro obtido por meio dos golpes por meio de diversas contas bancárias, com o objetivo de dificultar o rastreamento dos valores. Todos recebiam uma parte do dinheiro recebido.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Fonte original: abrir