
Outubro Rosa e campanha de multivacinação têm Dia D no Rio com mais de 500 pontos de atendimento; confira
As unidades de Atenção Primária à Saúde — que incluem clínicas da família e centros municipais de saúde — terão atendimento especial neste sábado como parte da campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção e ao cuidado com a saúde da mulher. Durante todo o dia, das 8h às 17h, serão oferecidos serviços de rastreamento e prevenção de doenças, como consultas médicas, avaliação de exames, coleta de preventivo para mulheres entre 25 e 64 anos, exame clínico das mamas e solicitação de mamografia. Também haverá inserção de DIU e implanon, testes rápidos para sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além da prescrição e dispensação da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e atendimentos de saúde bucal.
Desaparecido em trilha na Urca: buscas por professor aposentado entram no quarto dia com ajuda de mergulhadores e drones
Até o julgamento: TCE-RJ suspende acordo que levaria Cedae a pagar R$ 900 milhões à Águas do Rio
A mobilização integra o conjunto de ações da Secretaria municipal de Saúde em referência ao Outubro Rosa, movimento internacional dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Vacinação
Também no sábado a SMS promove o Dia D da campanha de multivacinação com mais de 500 pontos de atendimento distribuídos por toda a cidade, funcionando das 8h às 17h. As ações ocorrerão em unidades municipais de saúde e também em locais estratégicos — como praças, associações de moradores, igrejas, shoppings e escolas — para alcançar o maior número possível de pessoas. Além da atualização das vacinas do calendário infantil e adolescente, o mutirão oferecerá os serviços de saúde voltados às mulheres, com atividades de orientação, promoção da saúde e prevenção de doenças.
Supercomputadores, IA e centros de pesquisa de excelência: como o Rio se prepara para se tornar referência em tecnologia
A campanha de multivacinação, iniciada no dia 6 e com término previsto para 30 de outubro, busca incentivar pais e responsáveis a manterem em dia a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes, conforme o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A relação completa dos pontos de atendimento será divulgada na sexta-feira no site da SMS. Para consultar basta clicar neste link.
Entre os imunizantes disponíveis, estão as vacinas contra hepatites A e B, HPV, influenza, covid-19, BCG, pentavalente, tríplice viral, varicela, ACWY, pneumo 10, meningo C, DTP, febre amarela e rotavírus, entre outras. As doses estarão acessíveis em todas as 240 salas de vacinação do município, incluindo o Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, e as unidades instaladas no ParkShoppingCampoGrande e no Shopping Nova América, em Del Castilho. Adultos que levarem as crianças também poderão atualizar as vacinas contra sarampo e febre amarela.
Comunidades do Horto: após assinatura de acordo com Jardim Botânico, desafio é impedir expansão das construções na área
.A SMS reforça que pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação ou outro comprovante, para que as equipes possam avaliar a situação vacinal e aplicar as doses necessárias. Dúvidas podem ser esclarecidas na clínica da família ou centro municipal de saúde mais próximo, consultando o serviço Onde Ser Atendido no site.
— A campanha de multivacinação é um esforço para garantir que nenhuma criança fique sem proteção. São muitos profissionais diretamente envolvidos, para revisar as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes e aplicar as vacinas que estejam faltando. E, neste dia D, vamos fazer também uma grande ação do Outubro Rosa. Assim, a mãe, tia ou avó que for levar a criança para conferir a situação vacinal em uma clínica da família ou ponto extra já poderá aproveitar para receber orientação e vários serviços de saúde da mulher — disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Initial plugin text
Fonte original: abrir