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Os seus líderes estão desenvolvidos ou só apagando incêndio?

27/10/2025 13:31 Imirante - Política

<p>O sucesso de uma empresa depende inevitavelmente de uma boa organização de processos e liderança de pessoas, mas, para isso, é essencial que empresários coloquem bons líderes no comando.</p><p>Quem nunca viu aí uma empresa aparentemente vivendo no caos, ou um gestor o tempo inteiro apagando incêndio? Pois é, isso é mais comum do que se imagina. </p><p>Uma pesquisa denominada “Educação Corporativa no Brasil” (2024) mostrou que 3<strong>2% dos treinamentos nas empresas são destinados para gerência/supervisão,</strong> o que indica que tem muito líder deixando de ser treinado. Outra pesquisa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil) apontou que<strong> 58% das empresas brasileiras não conseguem desenvolver suas lideranças.</strong></p><p>E aí eu te pergunto? Se o papel do gestor é cuidar das pessoas, organizar os processos e apoiar o crescimento da empresa, como eles vão fazer isso sem desenvolvimento. </p><p>Alguém pode virar e dizer: “AHHHH! Mas, o gestor precisa já estar preparado.”</p><p>Corta para a realidade do varejo brasileiro, que particularmente, acompanho bem de perto, onde a média de salário vai de 2 a 4 salários-mínimos e um gestor precisa trabalhar muitas vezes 10 horas por dia. Como ele se desenvolve com qualidade? A resposta é: se a empresa não apoiar esse protagonismo, ele não vai acontecer sozinho, dada a realidade econômica, social, cultura e cognitiva do país. </p><p>Sim, o empresário precisa investir em desenvolvimento se quiser crescer. Se você é empresário ou dirigente de negócio e está lendo esse artigo, a minha orientação é: <strong>crie dentro da sua empresa um PDL de gestão e vendas. </strong></p><p>O PDL é um programa de desenvolvimento de líderes focado em desenvolver competências, habilidades e comportamentos alinhados as melhores práticas e metodologias de gestão. Isso ajudará consistentemente a sua liderança a ter muito mais segurança e conhecimento sobre o que fazer e como fazer ao sentar-se na cadeira de gestor.</p><p>A minha recomendação para um bom desenvolvimento de liderança é você seguir as boas práticas que separei a seguir. </p><p><strong>BOAS PRÁTICAS PARA DESENVOLVER GESTORES E LÍDERES</strong></p><p>Formar líderes competentes exige método, acompanhamento e investimento contínuo. Para garantir que as lideranças estejam preparadas para conduzir pessoas e resultados, siga estas orientações:</p><ul><li><strong>Jamais, em hipótese alguma, promova ou contrate alguém para ser gestor, coordenador ou supervisor sem que a pessoa passe por capacitação</strong>. Liderança sem preparo técnico e comportamental compromete equipes e resultados.</li><li><strong>Crie um programa mínimo de desenvolvimento de competências e habilidades</strong>, contemplando conhecimentos técnicos, ferramentas de gestão, habilidades comportamentais, modelos de feedback e análise de indicadores.</li><li><strong>Implemente mentoria com o gestor</strong>. Existem programas e profissionais especializados para isso — o Instituto Experiência do Cliente recomenda que novos líderes tenham acompanhamento de <strong>pelo menos seis meses</strong>, como parte essencial do processo de desenvolvimento.</li><li><strong>Promova a integração entre novos e antigos gestores da companhia</strong>, estimulando trocas de experiências e aprendizados reais do negócio.</li><li><strong>Realize sessões estruturadas de feedback entre gestores e diretores</strong>, fortalecendo a cultura de diálogo, confiança e alinhamento estratégico.</li><li><strong>Invista na formação acadêmica dos líderes</strong>. Se possível, custeie integralmente ou parcialmente uma <strong>pós-graduação em gestão e liderança</strong>, fortalecendo o pensamento analítico e estratégico necessário para posições de comando.</li></ul><p>Essas são boas práticas de mercado que farão uma diferença enorme na sua empresa. Caso contrário, você provavelmente terá um gestor bombeiro o tempo inteiro apagando incêndio dentro do seu negócio.</p><p>Para mais dicas, ouça meu <a target="_blank" rel="noopener noreferrer" href="https://open.spotify.com/show/7e1PN6yBdzjebxgwksOwO1">podcast</a>.  <br>Me siga no Instagram: @coelhofernandofalou</p><p><strong>Fernando Coelho  </strong><br><strong>Diretor do Instituto Experiência do Cliente. Palestrante e Autor dos livros Gestão de Vendas e Experiência do Cliente, CX Descomplicado, Fidelizando o Cliente na Prática e mais 4 obras. Selecionado pela Metricx como um dos melhores autores brasileiros na

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