Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Morre Ace Frehley, guitarrista do Kiss, aos 74 anos

16/10/2025 23:33 O Globo - Rio/Política RJ

Ace Frehley, o guitarrista solo original da banda Kiss, morreu nesta quinta-feira, 16 de outubro, em Morristown, Nova Jersey, nos Estados Unidos. Em comunicado, a família do músico afirmou que ele sofreu uma queda em casa. Frehley tinha 74 anos.
No dia 6 de outubro, um comunicado postado nas redes sociais do guitarrista anunciava o cancelamento do restante de sua agenda para 2025
Initial plugin text
Frehley tocou com o Kiss em dois momentos: do início da banda, em 1973, até 1982. E, mais tarde, de 1996 a 2001. O músico era conhecido por tocar guitarras equipadas com efeitos pirotécnicos e por seu personagem de palco distinto: ele era chamado de “o Spaceman” ou “Space Ace” por causa das estrelas prateadas no rosto. Frehley também ajudou a criar o logotipo da banda, com a colaboração do guitarrista Paul Stanley.
Desde 2014, Frehley está no Rock & Roll Hall of Fame junto com os integrantes originais do Kiss: Stanley, o baixista Gene Simmons e o baterista Peter Criss.
Banda Kiss, uma das mais importantes da história do rock
Reprodução/Redes sociais
Paul Daniel Frehley nasceu no Bronx, em Nova York, em 27 de abril de 1951 e começou a tocar guitarra aos 13 anos. Recebeu o apelido de Ace aos 16 anos, dado por um baterista de uma de suas primeiras bandas, em agradecimento por apresentá-lo a garotas atraentes. Nos primeiros dias do Kiss, Frehley passou a usar o apelido em tempo integral para evitar confusão com Paul Stanley.
No final de 1972, Ace achou na revista Village Voice um anúncio de uma banda que procurava um guitarrista. Chegou levando sua Gibson Les Paul impressionou a Gene, Paul e Peter no seu teste. Dez anos depois, em junho de 1982, Ace deixou o Kiss.
Apesar de aparecer na capa do álbum "Creatures of the Night", ele não tocou no disco e concretizou sua saída da banda após sofrer um acidente de carro. Com a saída de Frehley, a banda perdeu metade do valor do contrato, um prejuízo final de US$ 7,5 milhões de dólares.
Nos primeiros anos de carreira solo, Frehley não tinha um contrato e se apresentava em clubes. Em 1986, assinou um contrato com a Megaforce, que levou ao lançamento, no ano seguinte, de "Frehley's Comet". Foram quatro álbuns na carreira solo.
Em 1995, ele participou do MTV Unplugged do Kiss, e retornou à banda no ano seguinte para a Reunion Tour, que reuniu a formação original da banda. Em 2000 participou da "turnê de despedida", e em 2001 Ace saiu do Kiss definitivamente.
Durante sua passagem original pelo Kiss, a banda lançou 11 álbuns — entre estúdio e ao vivo — que receberam certificações de ouro ou platina nos Estados Unidos.
Ace Frehley deixa as duas filhas, Monique e Lindsey.

Fonte original: abrir