Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Lula visita aldeia indígena no Pará e diz que demarcação de territórios não depende só dele

02/11/2025 17:11 O Globo - Rio/Política RJ

Em visita neste domingo a aldeias indígenas no interior do Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a demarcação territorial de terras indígenas não "depende só do presidente da República". Lula se justificou sobre a demora na demarcação ao povo da Aldeia Vista Alegre, localizada na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, e disse que sabe que "tem muita coisa para fazer", mas que não há ninguém que tenha feito mais reservas no país do que ele.
— A demarcação territorial é uma coisa que não depende só do presidente da república. Isso passa pelo Ministério da Justiça, passa pelos antropólogos, passa pelo não sei de quantas. Depois vai para a FUNAI e depois vem para mim. Mas a hora que chegar a mim veja, eu sei que a gente tem muita coisa para fazer. Mas o que me dá orgulho é que não tem ninguém que já tenha demarcado mais terra indígena do que nós. E não tem ninguém que tenha feito mais reserva do que nós — disse Lula.
Desde início do governo, Lula homologou 16 territórios indígenas. Lula faz as visitas acompanhado da primeira-dama Janja e das ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara e da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana.
Lula também citou a criação de uma Universidade Federal Indígena com sede em Brasília e campi distribuídos nas cinco regiões do Brasil. O presidente afirmou que anúncio oficial será feito dia 17 de novembro:
— Até dia 17 desse mês vou anunciar em Brasília criação de uma universidade indígena. A sede será lá em Brasília. Já tem até prédio. Já vai ter a sede lá em Brasília, pode ter o curso principal lá, mas todos os estados vão fazer extensão com a universidade para a meninada fazerem o curso o próximo onde mora e não precisarem para Brasília.
A visita a comunidades indígenas neste domingo integra um roteiro pré-COP 30 de Lula no Pará. O presidente viajou neste sábado a Belém, quando participou da inauguração de obras no Porto de Outeiro e de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Belém.

Fonte original: abrir