Quaest: 64% dos moradores do RJ desaprovam governo Lula e 34% aprovam
Quaest ouve moradores do Rio sobre sensação de segurança após megaoperação; veja resultados
Pesquisa Quaest divulgada neste domingo (2) mostra que 60% da população do Rio de Janeiro avalia negativamente a atuação do governo Lula (PT) na segurança pública.
Veja abaixo os números:
Positivo: 18%
Regular: 22%
Negativo: 60%
A avaliação negativa da política de segurança pública de Lula é maior entre homens (65%) do que entre mulheres (55%). Por faixa etária, a rejeição é mais alta entre jovens de 16 a 30 anos (66%), seguida pelo grupo de 31 a 50 anos (62%) e pelos maiores de 61 anos (47%).
A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, foi feita entre os dias 30 e 31 de outubro, por meio de entrevistas domiciliares presenciais. Ao todo, foram ouvidas 1,5 mil pessoas com 16 anos ou mais, residentes em diferentes regiões do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
A megaoperação das polícias Civil e Militar terminou com 121 mortos, incluindo quatro policiais. A ação, que foi a mais letal da história do estado e mobilizou centenas de agentes das forças de segurança, foi amplamente divulgada e conhecida por 98% dos entrevistados.
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, embora os cariocas avaliem negativamente a política de segurança pública do governo federal, a megaoperação não mudou significativamente a avaliação de Lula: 62% desaprovavam sua gestão em agosto, oscilando para 64% em outubro; entre os que aprovam o governo, a aprovação oscilou negativamente de 34% para 32%, dentro da margem:
"Se o governador [Cláudio Castro] se beneficiou com a operação, a aprovação do presidente não sofreu mudanças significativas. Muita coisa aconteceu entre agosto e outubro, vários efeitos positivos podem ter sido anulados com a operação, ou a população não premia/pune o presidente por esse caso", diz o diretor da Quaest.
Fala de presidente sobre 'traficantes serem vítimas' influenciou resultado
A pesquisa também perguntou aos entrevistados o que eles achavam da declaração de Lula, na qual o presidente afirmou que traficantes também são vítimas da sociedade. 60% da população do RJ entende que o presidente realmente acredita no que falou.
Veja abaixo os números:
Um mal entendido: 33%
Uma opinião sincera dele: 60%
NS/NR: 7%
A população também não viu com bons olhos a fala do presidente Lula sobre traficantes serem vítimas dos usuários de drogas: 60% dos moradores do estado acreditam que esta é uma opinião sincera dele, não um mal-entendido (33%), como o presidente justificou em suas redes", diz Nunes sobre o resultado da pesquisa.
Fonte original: abrir