'O Agente Secreto': Filme escolhido para representar o Brasil no Oscar estreia com sessão gratuita em Porto Alegre
'O agente secreto' é escolhido como representante brasileiro no Oscar 2026
“O Agente Secreto”, longa de Kleber Mendonça Filho escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026, será exibido gratuitamente em sessão especial de abertura do XIII Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA), nesta segunda-feira (3).
A produção estreia oficialmente nos cinemas no dia 6 de novembro e será exibida em duas sessões especiais no dia 3:
às 18h30, na Cinemateca Paulo Amorim.
às 19h, na Cinemateca Capitólio.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O diretor estará presente nas duas sessões, marcando o início de cinco dias dedicados à celebração dos roteiros que movem o cinema nacional, entre os dias 3 e 7 de novembro.
Mendonça Filho apresentará, pessoalmente, a segunda sessão, e participará de um bate-papo com o público após a primeira.
Com Wagner Moura no papel principal, “O Agente Secreto” já chega com pompa: venceu os prêmios de Melhor Ator e Melhor Direção no último Festival de Cannes.
A trama do longa se passa em 1977 e acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que retorna ao Recife em busca de tranquilidade, mas encontra uma cidade tomada por mistérios e inquietações. Além de Moura, o elenco conta com nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho e Udo Kier.
A escolha de “O Agente Secreto” como filme de abertura do FRAPA não é por acaso. O filme venceu os prêmios de Melhor Ator e Melhor Direção no último Festival de Cannes.
'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho
Divulgação
O FRAPA
Desde 2013, o FRAPA se firma como um dos principais pontos de encontro para roteiristas no Brasil.
No festival, são mais de 40 atividades voltadas para profissionais do audiovisual e o público em geral, incluindo oficinas, masterclasses, estudos de caso, workshops, mesas de debate, rodadas de negócios e lançamentos de livros.
Entre os destaques estão o estudo de caso da minissérie “Pssica”, com Bráulio Mantovani, e a masterclass sobre escrita em dupla com os roteiristas de “Ainda Estou Aqui”.
Todas as exibições da Mostra de Longas, que inclui ainda “Uma em Mil”, “A Natureza das Coisas Invisíveis”, “Cais” e “Nó”, serão seguidas de debates com os roteiristas.
A Mostra Competitiva de Curtas traz 14 produções de nove estados brasileiros, com títulos como “A Vaqueira, a Dançarina e o Porco” (CE), “Samba Infinito” (RJ) e “O Céu não Sabe meu Nome” (BA). Os curtas serão exibidos entre os dias 4 e 6 de novembro, sempre às 17h30.
A programação completa está disponível no site oficial.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Fonte original: abrir