
Lula embarca para Roma para encontrar papa e participar de eventos com temas sociais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista à Rádio Piatã no dia 9 de outubro de 2025
Lula/YouTube/Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou no fim da tarde deste sábado (11) para Roma, na Itália, onde participará de eventos com temas sociais e de combate à fome, marcados para segunda-feira (13). Lula também se encontra com o Papa Leão XIV, no Vaticano.
O presidente decolou de Brasília por volta de 17h30. Há previsão de uma parada para reabastecimento da aeronave em Cabo Verde e de lá seguirá para Roma. A expectativa é que Lula chegue à capital italiana neste domingo (12), às 10h35, horário local.
A comitiva do presidente deve contar com os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), além de auxiliares.
Na segunda-feira (13), a previsão é que o presidente seja recebido pela manhã pelo Papa Leão XIV. Segundo o Palácio do Planalto, o encontro está previsto para ocorrer às 8h15 da manhã, horário local.
Depois, Lula participa da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, principal evento anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Ainda na segunda-feira, na sede da FAO, o presidente Lula encerra a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Ele também participa da inauguração do espaço que sediará o Mecanismo de Apoio da Aliança, que funcionará como o secretariado da iniciativa.
Encontro com Papa Leão XIV
Esta será a primeira vez que Lula vai se reunir com o Papa Leão XIV, sucessor do papa Francisco. O encontro entre os dois líderes estava sendo costurado pelo governo brasileiro nos últimos dias.
Segundo fontes do Itamaraty, o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, duas vezes por telefone durante a última semana. A reunião entre Lula e o Papa Leão XIV também foi articulada com a embaixada brasileira na Itália junto à Santa Sé.
Lula chega na Praça de São Pedro para missa do funeral do papa Francisco
Em mandatos anteriores, Lula se reuniu com outros papas como João Paulo II, Bento XVI e Francisco.
A última viagem de Lula a Roma foi em abril deste ano, para participar do velório do Papa Francisco, que faleceu em 21 de abril, aos 88 anos, após um acidente vascular cerebral (AVC) em decorrência de uma insuficiência cardíaca.
Fórum Mundial da Alimentação
O Fórum Mundial da Alimentação é o principal evento anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
A edição deste ano será marcada por uma série de atividades comemorativas e de reconhecimento de boas práticas em segurança alimentar e agricultura sustentável
De acordo com o coordenador-geral de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério das Relações Exteriores, ministro Saulo Arantes Ceolin, a participação do presidente Lula no evento foi reafirmada em julho, logo após a divulgação da saída do país do Mapa da Fome.
Segundo ele, a presença de Lula reforça a relação histórica e estratégica entre o Brasil e a FAO.
“O objetivo principal da viagem é esse: prestigiar o Fórum e, sobretudo, comemorar o aniversário da organização, que é tão importante e com a qual o Brasil mantém uma relação robusta há décadas”.
Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
Copresidida por Brasil e Espanha, a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza reunirá ministros, representantes de governos, agências da ONU, bancos multilaterais e organizações da sociedade civil. O encontro ocorrerá em formato híbrido e, segundo o governo brasileiro, avaliará o progresso da iniciativa desde sua criação, em 2024.
Entre os principais temas estão os avanços da Iniciativa de Implementação Acelerada (Fast Track), que apoia planos nacionais de combate à fome e à pobreza em países como Etiópia, Quênia, Haiti, Ruanda e Zâmbia, com mais de 80 manifestações de interesse por parte de parceiros financeiros e técnicos.
Como parte da iniciativa, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza está apoiando ativamente o desenvolvimento de nove planos nacionais voltados para acelerar a ação contra a fome, a pobreza e os riscos climáticos.
A reunião também discutirá os desdobramentos da Declaração de Belém sobre Fome, Pobreza e Ação Climática Centrada nas Pessoas, proposta pela Presidência brasileira da COP30, que será lançada em novembro, durante a Cúpula de Líderes na capital paraense.
Durante o evento em Roma, o presidente Lula inaugurará o Mecanismo de Apoio da Aliança Global, que funcionará como o secretariado da iniciativa, com sede na FAO e escritórios em Brasília, Adis Abeba, Bangkok e Washington.
A Aliança Global prepara, ainda, a Primeira Cúpula de Líderes, marcada para 3 de novembro, em Doha, no Catar, à margem da Segunda Cúpula de Desenvolvimento Social das Nações Unidas. O encontro reunirá che
Fonte original: abrir