
Jornada de Dança da Bahia celebra 15 anos com artistas do Brasil, Espanha e Uruguai
Sob o tema “Danço o Que Sou”, a 15ª Jornada de Dança da Bahia convida o público, entre 19 e 23 de novembro de 2025, a reconectar corpo e essência por meio da arte do movimento. Inspirada na célebre frase da precursora da dança moderna Isadora Duncan, a edição deste ano propõe uma celebração da diversidade dos corpos e das múltiplas formas de expressão.Idealizada pelo Mantra Centro de Dança e dirigida por Fátima Suarez, a Jornada se consolidou, desde 2005, como um dos principais eventos dedicados à formação, criação e intercâmbio da dança na Bahia. As atividades ocuparão espaços como o Espaço Xisto Bahia, a Escola de Dança da UFBA e o Largo de Santo Antônio Além do Carmo, reunindo artistas, educadores e público em uma programação diversa e acessível.Este ano, o evento alcança novo patamar ao ser selecionado pelo Programa Ibercena, fundo que incentiva a circulação e difusão das artes cênicas ibero-americanas. A conquista reforça o processo de internacionalização da Jornada, que passa a integrar um seleto grupo de apenas seis projetos brasileiros apoiados em 2025.A 15ª Jornada de Dança da Bahia conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, via Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura, além da Brasil PCH Santa Fé (Lei Rouanet), Programa Ibercena (Funarte/MinC) e da Isadora Duncan Dance Foundation. A produção é do Mantra Centro de Dança, com realização da Escola Contemporânea de Dança e do Ministério da Cultura.
Leia Também:
Artista vende escultura invisível feita de ar e espírito por R$ 87 mil
Expande Capão reúne neurociência, cannabis e saberes indígenas na Chapada Diamantina
Teatro, rap e samba invadem o Alto do Cabrito em festival gratuito
Residência Internacional Um dos destaques da programação é a Residência Artística Internacional “Movimento Lúcido”, conduzida pelo argentino radicado na Espanha Lucio Baglivo. O projeto propõe investigar o movimento e suas singularidades, utilizando recursos da dança contemporânea, do teatro e da acrobacia.A residência acontece entre 19 e 23 de novembro, no Espaço Xisto Bahia, e culmina na apresentação pública “Me la bailo todas”, no Largo de Santo Antônio Além do Carmo. Reconhecido por sua carreira multifacetada, Baglivo desenvolveu uma metodologia própria que une poesia, técnica e emoção.
| Foto: Divulgação
11º Fórum de Educadores de Dança O tradicional Fórum de Educadores de Dança, que chega à 11ª edição, será realizado de 20 a 23 de novembro, na Escola de Dança da UFBA. Voltado a professores, estudantes e pesquisadores, o encontro promove oficinas, trocas de saberes e bate-papos gratuitos.Entre os destaques da programação estão as oficinas:“Improvisação – Tornando o Invisível Visível”, com Adriana Belbussi (Uruguai)“O Balé sem a Corte”, com Guego Anunciação (BA)“Movimento Lúcido”, com Lucio Baglivo (ARG/ESP)“Dança Griot – O Método Griotlab”, com Paco Gomes (BA)Al
Fonte original: abrir