Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

John Textor escolhe especialista em finanças como novo diretor independente da Eagle

21/10/2025 20:34 O Globo - Rio/Política RJ

Quase uma semana após a saída oficial de Christopher Mallon do cargo de diretor independente da Eagle BIDCO, empresa que faz parte da Eagle Football Holdings (EFH) e detém 90% das ações da SAF do Botafogo, John Textor escolheu um substituto. Trata-se de Stephen Welch, empresário americano e especialista no ramo das finanças.
Em processo semelhante ao que o levou a nomear Hemen Tseayo como um dos diretores da Eagle, Textor escolheu Welch após o empresário ser um dos nomes sugeridos pela Ares, principal credora da holding. O controlador do Botafogo se reuniu e conversou com os possíveis nomes mais de uma vez até ter sua escolha definitiva. A informação da decisão por Stephen Welch foi dada inicialmente pelo ge.
As mudanças recentes na diretoria da Eagle Football Holdings (EFH), que teve, nas últimas semanas, a saída de dois diretores ligados à Ares Management, foram vistas por Textor e seus aliados como uma espécie de "vitória política" em meio ao imbróglio do dono da SAF do Botafogo com investidores e credores da empresa britânica, como a própria Ares. Além de Mallon, que renunciou ao cargo de diretor independente da EFH por motivos pessoais, na semana retrasada foi a vez de Mark Affolter, um dos principais membros do conselho diretor, deixar a companhia.
O entendimento é de que a dupla tinha nítida identificação com a Ares — Mallon foi contratado por escolha da empresa, enquanto Affolter chegou à Eagle por ser parceiro da firma —, e que a troca dos dois por outros dois nomes que precisam ser aprovados por Textor permite ao empresário americano escolher alguém que se adeque mais aos seus ideais e recupere parte da influência perdida nos últimos meses.
Por outro lado, há, entre os investidores da Eagle, o objetivo de que o novo diretor independente possa ter melhor entrada nas finanças da SAF do Botafogo para entender como está a saúde financeira do clube-empresa.

Fonte original: abrir