
Incêndio destrói mosteiro de quase 400 anos onde São Carlo Acutis recebeu a 1ª comunhão na Itália; vídeo
Um incêndio atingiu no sábado (11) o Mosteiro de Bernaga, fundado em 1628, na comuna de La Valletta Brianza, nos arredores de Milão, forçando a evacuação de 21 freiras que residem no local.
Vídeo: Durante despejo na Itália, irmãos explodem casa e mata três policiais
Saiba mais: Imagens flagram momento em que funcionário perde o controle de mangueira e combustível inunda pista em aeroporto dos EUA
Segundo informações da Catholic News Agency, as religiosas escaparam enquanto acompanhavam pela televisão o rosário pela paz celebrado pelo papa Leão XIV na Praça São Pedro, no Vaticano. Uma das freiras estava internada em hospital quando o incêndio começou. Não houve registros de vítimas fatais, embora duas tenham sido hospitalizadas com ferimentos não especificados.
Confira o momento do incêndio:
Initial plugin text
O fogo destruiu completamente o telhado do edifício histórico de quase 400 anos e provocou danos graves à estrutura, incluindo a perda de diversas obras de arte e artefatos de valor incalculável. Marco Panzeri, prefeito de La Valletta Brianza, classificou o incidente como “um desastre” com “danos imensos e incalculáveis”.
De acordo com Massimo Sertori, conselheiro da região, o incêndio pode ter sido provocado por um curto-circuito em uma das celas do Rito Ambrosiano, tradição litúrgica seguida pelas freiras do mosteiro. As religiosas foram transferidas para outra instituição religiosa para moradia temporária.
O Mosteiro de Bernaga é lembrado também por sua ligação com São Carlo Acutis, canonizado pelo papa Leão XIV em 7 de setembro deste ano. O jovem santo, falecido em 2006 aos 15 anos de idade vítima de leucemia, recebeu ali sua Primeira Comunhão e passou sua curta vida documentando milagres em um site.
Fiel segura retrato do adolescente Carlo Acutis em frente à Basílica de São Pedro, antes da Santa Missa e da cerimônia de canonização do beato
Filippo Monteforte / AFP
Em nota publicada nas redes sociais, o governador da Lombardia, Attilio Fontana, expressou solidariedade às freiras e à comunidade local: “As chamas destruíram um lugar histórico do nosso território, ferindo a memória e a identidade da nossa terra. Muitos jovens viveram ali momentos importantes de fé, incluindo São Carlo Acutis.”
Fonte original: abrir