
Haaland, Kane e Mbappé têm começo de temporada avassalador e brigam pela artilharia na Europa
Erling Haaland, do Manchester City, Harry Kane, do Bayern de Munique, e Kylian Mbappé, do Real Madrid, estão tendo um início de temporada avassalador. Os três maiores artilheiros do futebol europeu estão marcando em um ritmo superior a um gol por partida e brigam pela artilharia no Velho Continente.
Antes do retorno da Liga dos Campeões nesta semana, o trio de atacantes vem quebrando recordes em seus respectivos campeonatos nacionais, em uma temporada que terminará com a Copa do Mundo dos Estados Unidos, México e Canadá em 2026.
Haaland, rumo ao Mundial
Erling Haaland (Manchester City e Noruega): soma 25 gols em 15 partidas, conduzindo o City de volta à disputa pelo título da Premier League e levando a Noruega a um passo de disputar seu primeiro Mundial desde 1998.
Haaland balançou as redes em cada um de seus últimos 11 jogos e não marcou gol em somente uma partida nesta temporada. O atacante de 25 anos fez dois gols contra o Everton, no último sábado, pela oitava rodada da Premier League e agora tem 11 gols na competição — artilheiro isolado.
Haaland agora detém as três marcas mais rápidas de qualquer jogador da Premier League a alcançar 10 gols em uma temporada, após fazê-lo em seis partidas em 2022 e em cinco na temporada passada.
— Se você quiser construir do zero o centroavante ideal, olhe para Haaland. Ele tem gols, velocidade, força, é bom no jogo aéreo... não se importa em ser atingido, nem se frustra se toca pouco na bola. É quase perfeito — disse o maior goleador da história da Premier League, Alan Shearer.
Kane, fome de títulos
Harry Kane (Bayern de Munique e Inglaterra): marcou de cabeça seu 22º gol da temporada, abrindo o caminho para a vitória do Bayern sobre o Borussia Dortmund no Der Klassiker, no sábado.
O capitão da seleção inglesa anotou três gols em três jogos pelo seu país, ajudando a Inglaterra a se tornar o primeiro time europeu classificado para o Mundial, com seis vitórias em seis partidas.
Kane vem acumulando números impressionantes desde que deixou sua terra natal rumo ao Bayern em 2023 — mesmo que tenha esperado até a segunda temporada para conquistar seu primeiro título.
Aos 32 anos, o atacante soma 104 gols em 107 partidas pelo gigante alemão, incluindo 19 em 11 jogos nesta temporada, sendo o artilheiro da Bundesliga com 12 tentos.
Na Liga dos Campeões, já marcou quatro vezes em duas vitórias sobre Chelsea e Pafos nas rodadas iniciais. Ele terá nova oportunidade de balançar as redes na competição, em casa, na próxima quarta-feira, contra o Club Brugge.
Mbappé, a consagração em Madri
Kylian Mbappé (Real Madrid e França): os meses frustrantes do francês na capital espanhola após sua tão sonhada transferência do Paris Saint-Germain no ano passado ficaram para trás.
Na última temporada, Mbappé marcou 44 gols em 59 jogos em todas as competições e se adaptou ao papel de centroavante no sistema de Carlo Ancelotti. Nesta temporada, sob o comando do novo técnico Xabi Alonso, o jogador de 26 anos manteve a posição e se tornou a peça-chave do Real Madrid nas primeiras semanas da campanha.
Rápido como um raio, habilidoso com a bola e letal nas finalizações de média distância, Mbappé soma 15 gols em 11 partidas entre La Liga e Liga dos Campeões. Ele é o artilheiro do Campeonato Espanhol com 10 gols, além de já ter marcado cinco vezes em somente duas partidas da Liga dos Campeões.
Pela seleção francesa, também deixou sua marca três vezes em três jogos, encaminhando a classificação para o Mundial. Em apenas uma das suas 14 aparições por clube e seleção nesta temporada, Mbappé não marcou — e vem balançando as redes nos últimos 11 jogos consecutivos.
O atacante terminou como artilheiro de sua liga nas últimas sete temporadas, seis delas pelo PSG e a mais recente em seu primeiro ano no Real Madrid.
Fonte original: abrir