Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Governo do RS oferece apoio das forças de segurança do estado ao RJ

29/10/2025 17:54 G1 RS

Eduardo Leite, governador do RS
Reprodução
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), ofereceu nesta quarta-feira (29) apoio das forças de segurança gaúchas ao governo do Rio de Janeiro.
O gesto aconteceu por telefone um dia após a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, a mais letal da história do RJ, com mais de 120 mortos.
"O governador Eduardo Leite falou por telefone com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, reforçando a disposição do Rio Grande do Sul para dar todo o apoio necessário, com as nossas forças de segurança a postos", diz a nota emitida pelo governo do RS
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Nesta quarta, governadores de centro e direita organizaram uma comitiva para visita ao estado. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), disse que a intenção da comitiva é demonstrar apoio ao governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e às forças de segurança do estado.
A expectativa é de que os governadores desembarquem na capital do Rio nesta quinta (30). Os nomes que vão compor o grupo ainda não estão fechados.
Entre os governadores, há uma expectativa de discussão sobre um possível intercâmbio de recursos entre os estados.
Ronaldo Caiado afirmou que a decisão de ir ao Rio foi tomada em uma reunião remota entre governadores na manhã desta quarta. Eles também conversaram rapidamente com Castro. Leite afirma que "não conseguiu participar da reunião virtual com outros governadores sobre a situação vivenciada no Rio de Janeiro, pois já estava em outra reunião quando esta iniciou".
De acordo com a nota emitida pelo governo do RS, Leite conversou também com o governador de Santa Catarina, Jorginho Melo (PL), sobre a "possibilidade de uma reunião presencial dos governadores do Sul e Sudeste", e que está tentando ajustar sua agenda para participar do encontro. Leia a nota completa abaixo.
Após megaoperação com dezenas de mortes, governos federal e do Rio trocam acusações
Nota do governo do RS
"O governador não conseguiu participar da reunião virtual com outros governadores sobre a situação vivenciada no Rio de Janeiro, pois já estava em outra reunião quando esta iniciou. Ao sair do compromisso anterior, o governador Eduardo Leite falou por telefone com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, reforçando a disposição do Rio Grande do Sul para dar todo o apoio necessário, com as nossas forças de segurança a postos. O governador também conversou com telefone com o governador de Santa Catarina, Jorginho Melo, que está articulando a possibilidade de uma reunião presencial dos governadores do Sul e Sudeste amanhã à tarde no Rio de Janeiro, e está buscando reorganizar sua programação para tentar participar do encontro, caso se confirme."
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Fonte original: abrir