
'Gostava de se divertir': quem era a mulher que morreu após passar mal em academia de Florianópolis
Mulher de 50 anos morre após passar mal durante treino em academia de Florianópolis
A mulher de 50 anos que morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória enquanto treinava em uma academia de Florianópolis era mãe de três filhos, trabalhava como corretora de imóveis e gostava de estar em movimento, principalmente dançando, segundo amigos.
Helizabete Pinheiro estava em um estabelecimento no bairro Ingleses do Rio Vermelho, no Norte da Ilha, quando sofreu um mal súbito. Segundo a amiga Monica Ulguim, que já foi sua personal trainer, 'ela gostava de se divertir' e, por isso, preferia aulas de dança à musculação.
"Ela treinava só para se exercitar. O corpo bonito ela tinha naturalmente. Fazia musculação leve", comentou.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O que se sabe sobre caso
"Era uma pessoa incrível. Alegre, debochada, divertida", disse a amiga.
Helizabete tinha um filho adulto e dois gêmeos adolescentes. Nas redes sociais, publicava fotos da rotina de exercícios e comentava sobre os benefícios de manter o corpo ativo. Em uma das últimas publicações, escreveu que "treinar é um ato de amor próprio".
O caso foi registrado por volta das 19h50 de terça-feira (21). Helizabete foi encontrada pelos bombeiros inconsciente e sem sinais vitais. Os socorristas iniciaram os protocolos de reanimação, mas a vítima não resistiu.
A academia onde ela treinava suspendeu as atividades na quarta-feira (22) (veja nota abaixo).
Helizabete Pinheiro morreu após passar mal em uma academia de Florianópolis
Redes sociais/ Reprodução
Casos recentes
Esse é o terceiro caso de mal súbito durante atividades físicas ocorrido em Santa Catarina nesta semana. No último domingo (19), um jovem morreu após sofrer uma parada cardíaca assim que concluiu uma corrida promovida pelo 62º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro em Joinville.
No mesmo dia, uma empresária e atleta de 36 anos foi internada em estado grave após sofrer uma parada cardíaca durante a 7ª edição da Corrida Rústica, em Chapecó.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Helizabete Pinheiro morreu após passar mal em uma academia de Florianópolis
Redes sociais/ Reprodução
Cuidado antes de fazer exercícios
Em entrevista à NSC TV, a médica cardiologista Andressa Piaia informou que é importante fazer uma avaliação cardiológica antes de começar a praticar atividades de alta intensidade, como corrida, natação e bicicleta.
"Muitas vezes, a pessoa não sente nada, e, quando começa a fazer mais esforço, pode acontecer algo mais grave", comentou. Tudo começa, segundo ela, com a consulta no cardiologista.
"Na consulta, vamos ter uma conversa, a gente vai ser examinado e fazer um exame mais simples, que é o eletrocardiograma. Depois, vamos definir os próximos passos: se a gente vai fazer esteira, ou se a gente vai passar para algum exame mais sofisticado", explicou.
Alertas
A especialista comenta que é necessário prestar atenção em alguns sinais, como:
Dor no peito durante a atividade física;
Palpitação;
Tontura;
Desmaio;
Falta de ar;
Cansaço desproporcional à atividade física.
"Começou a correr ou está na academia e começou a ter dor no peito, tem que procurar atendimento. Na grande maioria, não vai ser nada, mas tem potencial de ser algo grave, então, tem que ficar atento", alerta.
Nota da academia
É com profunda tristeza que o Centro de Treinamento Engenharia do Corpo Ingleses se solidariza com os familiares e amigos de Helizabete Pinheiro, nossa aluna, que sofreu um mal súbito, ainda em investigação, e infelizmente veio a óbito em nossas instalações, na noite desta terça-feira.
Desde o primeiro momento, nossa equipe local prestou todo o apoio necessário, com o auxílio de outros alunos, incluindo um médico presente no local, que cooperou nas tentativas de reanimação até a chegada do atendimento de emergência.
Os profissionais do socorro médico realizaram manobras de reanimação por mais de 40 minutos, mas, lamentavelmente, não houve sucesso.
Reforçamos nossa solidariedade e profundo pesar diante desta perda, estendendo nossos sentimentos à família, aos amigos e a todos que conviviam com Helizabete.
Em respeito à sua memória, a academia permanecerá fechada nas próximas horas, retomando suas atividades na quarta-feira, dia 22, a partir das 13h.
Médica fala sobre sinais de atenção para parada cardiorrespiratória
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Fonte original: abrir