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Entenda o que fez máquina ser 'engolida' por areia na maior obra de alargamento de praia do Brasil​

23/10/2025 15:40 G1 SC

Máquina com trabalhador 'engolida' por areia durante maior alargamento de praia do Brasil
O incidente que fez uma máquina ser 'engolida' pela areia na obra do maior alargamento de praia do Brasil aconteceu por conta da condição úmida do local. Segundo a empresa e um especialista ouvido pelo g1, o fenômeno ocorreu porque os novos sedimentos despejados na orla tendem a se misturar com água e criam uma espécie de lama (assista acima).
As imagens foram feitas na segunda-feira (20) em Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina, e mostraram o veículo tombado e com um trabalhador no topo dele. Ninguém se feriu.
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🏖️⏳ A empresa Jan de Nul explicou que a condição úmida da nova areia depositada na orla foi o principal motivo do evento. Ainda segundo a responsável pela execução do serviço, a área está sinalizada e proibida para a passagem de pescadores, banhistas e moradores.
O professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Paulo Horta, detalhou também que a aparência de uma superfície sólida pode enganar os banhistas, por exemplo.
"Durante o engordamento, pode-se formar uma 'areia movediça'. A areia depositada no local misturada com água acaba criando uma 'lama'. A aparência de uma superfície sólida pode enganar inclusive banhistas. É muito perigoso. Por isso, esses empreendimentos devem ser precedidos de estudos", afirmou.
A obra, considerada inédita no país, iniciou na segunda (20), mas há mais de uma semana os técnicos já trabalhavam na montagem dos equipamentos. A previsão é que o serviço seja concluído no segundo semestre de 2026.
Vídeo mostra máquina com trabalhador 'engolida' por areia durante maior alargamento de praia do Brasil
Reprodução/Redes Sociais
Números
A obra é a maior do Brasil em extensão. Segundo a Direção de Operações do Porto de São Francisco, três praias de Itapoá serão alargadas, somando 8 quilômetros de engordamento. A intervenção vai beneficiar uma faixa de areia que pode chegar a 200 metros de largura.
Outras informações:
➡️ Obra de dragagem vai custar cerca de R$ 324 milhões;
➡️ Sedimentos retirados da dragagem do canal da Baía da Babitonga;
➡️ 6,4 milhões de metros cúbicos de sedimentos depositados na orla;
➡️ Cerca de 12,5 milhões de metros cúbicos serão retirados do canal. Parte que não seja usada vai ser depositada na área chamada de “bota-fora”.
📏⌛ A intervenção é realizada pelo Porto de São Francisco do Sul, em parceria com o Porto e a prefeitura de Itapoá - beneficiados com a megaobra. Com a retirada da areia do canal da Baía da Babitonga, navios maiores poderão passar pela região e atracar nas estruturas portuárias.
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Gif mostra máquina engolida por areia na maior obra de alargamento do Brasil
Reprodução/Redes Sociais
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