Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Felino ameaçado de extinção é resgatado após 'invadir' uma casa no interior do Rio

07/11/2025 11:00 O Globo - Rio/Política RJ

A cena inusitada aconteceu no último dia 27, quando uma moradora de Campos dos Goytacazes, ao chegar em casa, se deparou com um visitante inesperado em seu quarto. Assustada, ela acionou o Corpo de Bombeiros, que por sua vez contatou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O “intruso” era um gato-maracajá — um felino de porte médio, hábitos noturnos e que costuma viver nas copas das árvores.
Guarda-parques do Parque Estadual da Lagoa do Açu, unidade de conservação administrada pelo Inea, foram até o local para realizar o resgate. O animal foi encontrado escondido sob a pia da cozinha, mas a captura exigiu agilidade: o felino correu pela casa, escapou para a rua e só então foi contido pela equipe.
O gato-maracajá, um indivíduo adulto, foi levado para a sede do parque, em Campos dos Goytacazes, onde passou por avaliação veterinária e teve confirmadas boas condições de saúde. No mesmo dia, ele foi devolvido ao seu habitat natural, dentro da área da unidade de conservação.
Considerado uma espécie ameaçada de extinção, o gato-maracajá é classificado como “Vulnerável” pelo Ministério do Meio Ambiente. Sua presença está associada a ecossistemas florestais bem preservados — o que reforça a importância da proteção dessas áreas.

Fonte original: abrir