Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Ex-vocalista do A-ha, Morten Harket reclama que tem apenas 16,6% dos direitos autorais de 'Take on me'

09/11/2025 18:05 O Globo - Rio/Política RJ

Nos 40 anos de lançamento de "Take on me", maior sucesso da banda norueguesa A-ha e um dos grandes hits da década de 1980, o vocalista Morten Harket afirmou em entrevista ao The Washington Post que recebe apenas 16,6% dos direitos autorais da música.
'O baiano tem o molho': Autor do hit que embala Wagner Moura, O Kannalha prepara novo disco, faz show no Rio e fala de seu borogodó com a 'dança da batedeira’
'I-Juca Pirama': Paulo Coelho e Gilberto Gil são parceiros em ópera apresentada durante a Cop-30, em Belém
Para o cantor, a divisão é "injusta" diante de sua contribuição para a canção, lançada em 1984 e relançada no ano seguinte com o clipe que se tornaria um ícone da cultura pop oitentista, com efeitos especiais que fundem os integrantes do grupo com um fundo ilustrado de quadrinhos. Os outros integrantes, Paul Waaktaar-Savoy e Magne Furuholmen, detêm os 83,4% restantes dos direitos.
Harket declarou que sua participação na criação do refrão — especialmente "aquela nota do meio que desencadeia tudo"— foi essencial para o resultado final da música. Já Waaktaar-Savoy e Furuholmen contestam essa versão, afirmando que o vocalista não participou da elaboração da melodia principal, limitando-se à interpretação vocal. A reportagem revela que, à época, Paul teria oferecido a Harket uma divisão mais equilibrada dos lucros se o cantor aceitasse gravar 20 músicas em cinco anos, proposta que ele recusou.
A entrevista de Harket abre mais um capítulo na história de tensão entre os os integrantes do A-ha, que, segundo o Washington Post, não se reúnem nem se comunicam há anos. O trio não chegou a se encontrar para celebrar os 40 anos de "Take on me", mesmo com a canção ainda rendendo milhões de reproduções em plataformas de streaming e sendo frequentemente licenciada para filmes e campanhas publicitárias.

Fonte original: abrir