Dirigido por Antonio Pitanga, filme 'Malês' será exibido na Universidade de Cambridge
Dirigido por Antonio Pitanga, o filme “Malês” desembarca no Reino Unido para uma exibição especial na Universidade de Cambridge, uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do país. A sessão será voltada a alunos do Centro de Estudos Latino-Americanos. Antes de Cambridge, o longa já foi exibido em universidades de prestígio nos Estados Unidos, como Harvard, Princeton e Pensilvânia.
Em cartaz nos cinemas brasileiros, “Malês” retrata a Revolta dos Malês, o maior levante organizado por pessoas escravizadas da história do Brasil. A insurreição mobilizou a população negra, escravizada e liberta pelas ruas de Salvador, em 1835. Encabeçada por africanos muçulmanos, chamados de malês, a rebelião aconteceu no final do Ramadã, celebrado em janeiro pelo Islã. Após o fracasso da revolta, os manifestantes foram duramente punidos e a repressão contra os negros no Brasil aumentou.
Rodado na Bahia e em Maricá (RJ), o filme tem no elenco Rocco e Camila Pitanga, Bukassa Kabengele, Patrícia Pillar, entre outros. O roteiro é de Manuela Dias, e a direção de fotografia, de Pedro Farkas. A produção é da Tambellini Filmes, com coprodução da Globo Filmes e distribuição da Imovision.
“Malês” é uma produção de Flávio Ramos Tambellini, da Tambellini Filmes, com produção associada de Cacá Diegues e Lázaro Ramos, em coprodução com a Globo Filmes, Obá Cacauê Produções, Gangazumba Produções e RioFilme, e distribuição da Imovision.
Fonte original: abrir