Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

'Diácono da morte': condenado por assassinar mulheres em 1996 é executado com injeção letal nos EUA

15/10/2025 10:58 O Globo - Rio/Política RJ

Conhecido como o “Diácono da Morte”, o americano Samuel Lee Smithers, de 72 anos, foi executado nesta quarta-feira, na Prisão Estadual da Flórida, pelo assassinato de duas mulheres em 1996. A execução, realizada por injeção letal às 18h, foi autorizada pelo governador Ron DeSantis e marcou a 14ª aplicação da pena de morte no estado em 2025, recorde histórico.
Smithers havia sido condenado à morte em 1999, após julgamento por dois homicídios em primeiro grau. As vítimas, Christy Cowan e Denise Roach, foram espancadas brutalmente, estranguladas e deixadas em um lago na propriedade rural de mais de 100 mil metros quadrados onde Smithers trabalhava com manutenção de paisagismo em Plant City, na Flórida.
Segundo a polícia, ele aproveitou sua posição de confiança como diácono da igreja frequentada pelo proprietário do local para atrair as vítimas, que conheceu em encontros pagos em motéis de Tampa.
O crime foi descoberto em 28 de maio de 1996, quando o proprietário da propriedade encontrou Smithers limpando um machado e uma poça de sangue. Inicialmente, Smithers alegou que um animal pequeno poderia ter sido morto. A polícia localizou marcas de arrasto até um dos lagos da propriedade, onde os corpos das mulheres foram encontrados.
Idade avançada
Durante o processo judicial, Smithers argumentou que sua idade avançada tornaria a execução cruel e incomum, mas a Suprema Corte da Flórida negou o recurso. Um pedido de revisão pela Suprema Corte dos EUA ainda estava pendente na ocasião da execução.
A execução de Smithers foi realizada na mesma noite em que Lance Shockley, de 48 anos, condenado por matar um policial estadual no Missouri, também foi executado. No total, os Estados Unidos registraram 35 execuções em 2025, com pelo menos oito ainda programadas.
O método usado na Flórida envolve uma combinação de três drogas: um sedativo para induzir sono profundo, um paralisante que impede movimentos e respiração, e uma substância que para o coração.
Duas próximas execuções estão programadas na Flórida: Norman Mearle Grim Jr., 65 anos, condenado por estupro e assassinato de uma vizinha em 1998, em 28 de outubro; e Bryan Fredrick Jennings, 66 anos, condenado por sequestro, estupro e assassinato de uma menina de 6 anos em 1979, em 13 de novembro.

Fonte original: abrir