Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Dez dias após incêndio causado por ônibus desgovernado, moradores de 3 apartamentos seguem fora de casa em Porto Alegre

15/10/2025 08:01 G1 RS

Moradores de prédio atingido por ônibus não sabem quando voltam pra casa
Moradores de três apartamentos atingidos pelo fogo causado pelo acidente envolvendo um ônibus de turismo no Centro Histórico de Porto Alegre ainda não puderam retornar para casa, segundo o síndico do prédio.
O local segue parcialmente isolado e janelas de alguns apartamentos foram fechadas com tapumes. O incêndio invadiu ao menos um apartamento no primeiro andar, destruindo o quarto e danificando outros cômodos com fogo, fumaça, fuligem e calor.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A Polícia Civil segue investigando o acidente e, para avançar no inquérito, as autoridades afirmam que aguardam o resultado de perícias. Devido à complexidade do caso, o Instituto Geral de Perícias (IGP) informou que ainda não há um prazo definido para a conclusão das análises técnicas.
A Delegacia de Delitos de Trânsito ouve testemunhas, incluindo o motorista e professores, mas análises preliminares indicam que a forte inclinação da Rua Espírito Santo pode ter contribuído para o acidente. Confira abaixo mais informações sobre a investigação.
Apartamentos interditados possuem tapumes nas janelas
Maria Eduarda Ely/RBS TV
O acidente
O ônibus de turismo transportava 55 adolescentes e duas acompanhantes em uma excursão que saiu de Vacaria, na Região da Serra do Rio Grande do Sul, com destino ao Palácio Piratini.
Antes do acidente, o motorista teria parado veículo na Rua Espírito Santo porque teria atingido fios de luz. Um vídeo de câmera de monitoramento mostra ele fora do ônibus no momento em que o veículo começa a se mover e descer a rua.
"O ônibus enrosta nos cabos de energia da rua, o motorista percebe, ele aciona o freio de mão, pelo que ele nos relata, desce do ônibus e, nesse momento, o ônibus começa a andar", relata o tenente-coronel Hermes Völker, da Brigada Militar (BM).
O ônibus atingiu dez veículos, e o incêndio provocado alcançou apartamentos do prédio. Um dos passageiros do ônibus registrou, em vídeo, o momento exato do acidente (assista abaixo).
As primeiras chamas começaram quando o ônibus atingiu os veículos estacionados e parou em frente ao prédio. No vídeo, é possível ver que os passageiros descem em seguida, mas, com o espaço reduzido entre o ônibus e uma fachada do edifício, alguns precisam pular sobre carros estacionados para conseguir fugir.
Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou gravemente ferido. A Secretaria de Saúde de Porto Alegre informou que ao menos 12 pessoas precisaram de atendimento médico. A empresa responsável pelo ônibus informou, por meio de uma nota, que "todas as medidas cabíveis foram adotadas para garantir segurança, apoio e acolhimento aos passageiros" (leia, abaixo, a nota na íntegra). Os estudantes retornaram para Vacaria na madrugada do último sábado (4).
Nenhum morador do prédio atingido pode permanecer no edifício atingido pelo incêndio durante a noite. Na manhã de sábado, após vistoria técnica, eles foram autorizados a retornar.
Vídeo mostra momento em que ônibus desgovernado pega fogo em Porto Alegre
Reprodução/ Câmera de segurança
Investigação
O motorista, em depoimento à Polícia Civil, afirmou que o freio do veículo falhou durante a descida.
"Segundo o motorista, ele puxou o freio estacionário, assim que alguém informou para ele que o ônibus havia batido em fios. Ele desceu do ônibus, puxou o freio estacionário, segundo ele conta, para ver onde ele teria batido no fio. Foi neste momento que ele olhou para o lado e o ônibus estava descendo", diz o delegado Paulo Jardim, que aguarda resultado de perícias para concluir o inquérito policial.
De acordo com a legislação brasileira, quem causa dano é obrigado a indenizar as pessoas atingidas. O advogado do proprietário do ônibus afirmou que está realizando todos os levantamentos e que todos os atingidos serão ressarcidos.
Segundo as primeiras análises da perícia, a rua tem uma forte inclinação a partir do cruzamento com a Duque de Caxias, o que pode ter contribuído para o acidente.
Fotos mostram interior do ônibus
Galerias Relacionadas
Nas fotos, é possível ver que os bancos foram consumidos pelas chamas, restando apenas estruturas metálicas retorcidas. Fios pendem do teto, e o revestimento interno está carbonizado. O corredor do ônibus está coberto por fuligem, e partes da lataria foram deformadas pelo calor. Veja imagens abaixo.
Experiência de bombeiros mirins
'Botar o joelho no chão e agradecer', diz estudante que ajudou colegas em ônibus no RS
Dois estudantes que estavam na excursão foram importantes no resgate dos colegas e dos professores que estavam dentro do veículo. Túlio Pelin Gonçalves, de 17 anos, usou sua experiência como bombeiro mirim para ajudar na saída dos colegas. Ele e o também estudante Ariel da Silva Carvalho, de 18 anos, usaram extintores de incêndio para atrasar as chamas e ficaram no lado de fora guiando os alunos que saíam desesperados do ônibus.
"Com certeza, botar o joelho no chão e agradecer. Porque é uma sensação... Saber que todo

Fonte original: abrir