Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Colágeno: é melhor tomar, aplicar na pele ou injetar?

21/10/2025 18:44 O Globo - Rio/Política RJ

O colágeno é uma proteína muito popular devido aos seus benefícios significativos para os nossos tecidos. Pesquisas confirmam seus benefícios para a saúde da pele, ossos, articulações, cabelos e pele, entre outros. Mas qual a melhor maneira de tomá-lo? Por via oral, diretamente na pele ou por meio de injeções.
Nossos corpos produzem colágeno naturalmente a partir de aminoácidos presentes em alimentos ricos em proteínas; no entanto, à medida que envelhecemos e somos expostos à luz solar, ao fumo ou ao álcool, nossos corpos param de produzi-lo, permitindo que envelheçam mais rapidamente.
Como o colágeno deve ser consumido?
De acordo com a dermatologista Emma Wedgeworth, pesquisas confirmam que tomar colágeno por via oral tem um grande impacto, mas ela acredita que leva muito tempo para fazer efeito, pois passa pelo intestino e é decomposto.
— Há poucas evidências confiáveis ​​sobre isso, mas há uma teoria de que, como nossa pele é o órgão com a 'renovação celular mais rápida', ela pode ser mais propensa a usar esses peptídeos de colágeno do que outros órgãos — explica Emma.
Aplicar diretamente na pele não é tão eficaz quanto muitos acreditam. A melhor maneira de cuidar da sua derme é:
— A melhor coisa que você pode fazer pela sua pele é usar um bom protetor solar — afirma o professor Faisal Ali, dermatologista consultor do Hospital Mid Cheshire.
Ali acredita que aumentar a produção de colágeno na pele exige procedimentos de estimulação a laser e microagulhamento, que são muito caros, segundo o especialista.
Colágeno ao longo da vida
Nosso corpo produz colágeno naturalmente, porém, com a idade, ele deixa de produzir a mesma quantidade. É ideal cuidar da pele e manter uma dieta balanceada com alimentos que contenham essa proteína natural.
De acordo com a Clínica da Universidade de Navarra, estes alimentos contêm colágeno: gelatina sem sabor, moelas, polvo e língua de boi.
Durante os 20 anos
Não é recomendado tomar colágeno, pois o corpo produz essa proteína naturalmente.
Durante os 30 anos
É recomendável começar a incluir produtos com colágeno, além de tomar uma dose diária, cuidar da pele com cremes e manter uma alimentação balanceada.
Durante os 40 anos
É semelhante à década anterior, podendo levar ao desgaste dos ossos e articulações.
Por 50 anos e mais
O corpo parou de produzir colágeno significativamente.

Fonte original: abrir