Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

PF vai quase dobrar tamanho da delegacia no Aeroporto de Guarulhos para ampliar atendimento e inibir tráfico internacional

21/10/2025 21:49 O Globo - Rio/Política RJ

A delegacia da Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, vai quase duplicar de tamanho. O anúncio foi feito em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (21).
As obras nas instalações da Polícia Federal devem durar 18 meses. Com a ampliação, a delegacia passará dos atuais 1.400 metros quadrados para 2.600 metros quadrados, incluindo um novo andar superior e um laboratório de perícia, canil, cartórios, salas de audiência, além de uma reforma no pavimento térreo do prédio, que fica próximo ao terminal 3.
A expectativa é que a PF dobre a capacidade de atendimento e também tenha mais estrutura para prevenção ao tráfico de drogas e na área de imigração e controle de fronteiras.
— Só nos últimos três anos, a delegacia do aeroporto realizou mais de 2.200 prisões, dos mais diferentes crimes — disse o diretor de polícia administrativa da Polícia Federal, Fabrício Kerber.
Segundo o ministro Silvio Costa Filho, presente à cerimônia, 60% dos estrangeiros que ingressam no país por via aérea chegam pelo Aeroporto de Guarulhos. O investimento para a modernização da delegacia é de R$ 22 milhões.
Além das obras na área da PF, o aeroporto receberá recursos para melhorias na área de segurança e de ampliação dos terminais, com a construção de dois novos píeres de passageiros e a implementação de um sistema de bagagens interligando os terminais 3 e 2. Novos equipamentos de raio-x, scanners e detectores de explosivos também devem ser implementados.
O total de investimentos deve chegar a R$1,4 bilhão, em intervenções que devem ser concluídas até 2029 e fazem parte da ampliação do contrato de concessão com a GRU Airport. Entre outubro e novembro de 2024, o Tribunal de Contas da União e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovaram a extensão do prazo de concessão do aeroporto até novembro de 2033.
Costa Filho também mencionou recursos para o aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo.
— Nesses próximos 20 dias nós vamos anunciar mais 2,5 bilhões de investimentos em Congonhas, que vai mudar completamente a infraestrutura do aeroporto — disse o ministro.

Fonte original: abrir