Ciclone em SC: escolas suspendem aulas por alerta vermelho de chuva intensa e ventos de até 100 km/h
Ao menos quatro municípios de Santa Catarina decidiram suspender as aulas das redes municipais de ensino nesta sexta-feira (7) devido ao alerta vermelho emitido pela Defesa Civil para chuva intensa. A medida preventiva foi adotada pelas prefeituras de Praia Grande, Balneário Gaivota, Sombrio e Santa Rosa do Sul, todas no extremo Sul do estado, região mais próxima da área de influência do ciclone extratropical que se forma em alto-mar.
Leia também: Ciclone com ventos de até 100 km/h atinge o Sul e leva instabilidade a SP, Rio e Minas no fim de semana
Veja também: Vietnã em alerta máximo para chegada do tufão apontado como 'mais mortal' de 2025; veja vídeos
Segundo a meteorologista Andrea Ramos, as instabilidades começaram ainda na madrugada, com temporais no oeste do Rio Grande do Sul e avanço da chuva sobre todo o estado ao longo do dia.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também publicou um alerta laranja, de perigo, para tempestades em grande parte do território catarinense. A previsão indica volumes de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, além de ventos fortes variando entre 60 e 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
— Esse deslocamento da baixa pressão é o processo de ciclogênese, quando se dá origem ao ciclone — explica.
A formação de um ciclone extratropical entre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina deve provocar chuva forte, ventos de até 100 km/h e risco de granizo nesta sexta-feira. O sistema se organiza a partir de uma área de baixa pressão que se desloca pelo continente e, ao alcançar o oceano Atlântico no fim do dia, ganha força e dá origem a uma frente fria que muda o tempo no Sudeste durante o fim de semana.
A meteorologista alerta que o sistema deve provocar grandes acumulados de chuva, com até 100 milímetros em 24 horas e rajadas próximas de 100 km/h, principalmente entre o litoral gaúcho e o sul catarinense.
— É um ciclone rápido, mas intenso. O vento deve soprar com força e a população precisa ficar atenta aos avisos meteorológicos, já que há risco de destelhamentos, queda de árvores e transtornos em estradas — afirma.
Com a passagem do sistema, o tempo muda rapidamente. Quando o centro de baixa pressão encostar no oceano, entre o fim da tarde e a noite, o fenômeno se transforma oficialmente em ciclone extratropical e organiza uma frente fria que empurra áreas de instabilidade em direção ao Paraná.
Galerias Relacionadas
As mínimas ficam entre 12°C e 14°C na Campanha e no planalto sul catarinense neste sábado, com o frio mais intenso previsto para o domingo, quando os termômetros devem marcar 10°C na fronteira com o Uruguai.
Fonte original: abrir