'Caribe do Sul': Costa Rica afirma ter desmantelado maior cartel do país
As autoridades costarriquenhas desmantelaram nesta terça-feira um poderoso grupo de narcotráfico que enviava drogas para os Estados Unidos e a Europa, considerado o maior cartel local da história do país, informaram fontes oficiais. Cerca de 1.200 policiais realizaram 64 operações em diferentes províncias contra o chamado "Cartel do Caribe do Sul", em uma operação sem precedentes na Costa Rica devido à sua abrangência e ao número de forças de segurança mobilizadas, disse o vice-diretor da Agência de Investigação Judicial (OIJ), Michael Soto, a repórteres.
Projeto universitário: Venezuela liberta quatro cineastas detidos após fotografarem fachada de presídio de segurança máxima
Leia também: México rejeita decisão do Peru de romper relações diplomáticas
"Este grupo adquiria carregamentos de drogas para vender a outros narcotraficantes conhecidos no país, e também havia uma rota de tráfico de drogas para a Europa e os Estados Unidos", acrescentou o oficial.
Desde o início da investigação sobre o grupo em 2021, após o massacre de oito pessoas em uma vila caribenha, as autoridades apreenderam 13,7 toneladas de cocaína e maconha, de acordo com relatórios da OIJ.
Cerca de 28 pessoas foram presas nesta terça-feira, segundo a Procuradoria-Geral, e casas de luxo, veículos e barcos foram apreendidos como parte de uma ampla investigação que envolve Colômbia, Panamá, Espanha, Reino Unido, França e a Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA).
Autoridades costarriquenhas desmantelaram poderoso grupo de narcotráfico que enviava drogas para os Estados Unidos e a Europa
Agência de Investigação Judicial
Soto explicou que um dos líderes do cartel está detido na Inglaterra desde 2024, aguardando extradição para os Estados Unidos, e outro permanece em uma prisão costarriquenha, também aguardando extradição para os EUA.
De acordo com o chefe de polícia, trata-se de um "cartel" devido ao seu nível de organização e logística para o transporte de drogas por mar e terra, e por utilizar um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro. A Costa Rica, que já foi o país mais seguro da América Central, encerrou 2024 com uma taxa de homicídios de 16,6 por 100 mil habitantes, mais que o dobro da média global.
Em outubro passado, um tribunal aprovou a extradição para os Estados Unidos — ainda pendente — do ex-ministro da Segurança e ex-juiz Celso Gamboa, que enfrenta acusações de tráfico de drogas naquele país.
Fonte original: abrir