
Camaçari vira palco da maior feira de ciência e tecnologia do país
A abertura da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) aconteceu nesta segunda-feira, 20, na Cidade do Saber, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. O maior evento de popularização da ciência do Brasil segue até domingo, 26, com uma série de atividades voltadas ao fortalecimento da educação científica e inovação.A cerimônia de abertura contou com apresentação cultural da artista Tila Alves. Estudantes das redes municipal e estadual participaram ativamente do evento, visitando os estandes da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Centro Universitário Unifamec, Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) da UFBA, Belov Engenharia e do Laboratório Maker - todos com demonstrações, oficinas e experimentos interativos.
Leia Também:
UPB celebra fortalecimento da Educação em encontro de prefeitos
IDEB em jogo: alunos da Bahia fazem prova que mede qualidade do ensino
Mostra Cultural do CPM/Candeias une arte, ciência e sustentabilidade
Entre as ações práticas, o público pôde participar de aferição de pressão arterial, limpeza de pele e testes de glicemia, além de atendimento psicológico gratuito.
Limpeza de pele
| Foto: Clara Pessoa/Ag. A TARDE
No espaço da Unifamec, os estudantes de engenharia apresentaram o projeto de válvula para limpeza e funcionalidade da água. Já no estande da Limpec, a sustentabilidade esteve presente em pequenas ações. Com materiais como plástico, placas de ovos, palitos de picolé e tampinhas, foram criados brinquedos educativos e lúdicos, mostrando como materiais descartáveis podem ser reciclados.
Estande da Limpec
| Foto: Clara Pessoa/Ag. A TARDE
Juventude, ciência e tecnologiaA importância da SNCT para o futuro profissional foi destacada pela estudante da Escola Municipal Edivaldo Machado Boaventura, Ana Beatriz. “É a primeira vez que participo da Semana Nacional de Tecnologia e espero encontrar novas informações e novos aprendizados que vamos levar para a vida. Eu quero ser médica e esse evento vai agregar muito na minha carreira”.Já o estudante Marcos Vinícius, da mesma unidade escolar, contou que é apaixonado por tecnologia desde a infância.“Desde pequeno, sempre fui muito amarrado por tecnologia. Eu gosto de ficar assistindo vídeos de tecnologia, tenho vontade de desenvolver jogos e softwares. Então, para mim, é uma experiência incrível”.
Estudantes Ana Beat
Fonte original: abrir