
Boulos tem primeiro dia no Planalto e diz que cerimônia de posse será na próxima quarta-feira
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, no primeiro dia no cargo
Reprodução/X
O novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, postou nesta quarta-feira (22) um vídeo do seu primeiro dia, no Palácio do Planalto, após ser nomeado por Lula para um cargo no primeiro escalão do governo.
Na postagem, o político do PSOL informa que a cerimônia de posse no cargo será na próxima quarta-feira (29), depois da viagem de Lula à Asia.
Na transição, Boulos irá definir quais ações serão mantidas e quais serão encerradas. Ele também montará a nova equipe. O político do PSOL substitui, no cargo, o ex-ministro Márcio Macêdo.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Segundo aliados de Boulos, o novo ministro recebeu do presidente Lula três tarefas centrais:
“colocar o governo na rua”;
melhorar a relação do governo com os trabalhadores dos aplicativos;
e mobilizar a base pelo fim da escala 6x1.
A escolha de Boulos visa melhorar a relação com os movimentos sociais, de olho na eleição presidencial de 2026 — o novo ministro construiu sua carreira como uma das principais lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).
No entanto, a avaliação de dirigentes de partidos de centro é que Boulos tem uma imagem de radical de esquerda e isso pode afastar Lula de eleitores que não estão na base petista.
A Secretaria-Geral é um dos cinco ministérios que funciona no Palácio do Planalto, o que facilita o acesso ao presidente. A mudança abre espaço ao PSOL no palácio e retira um ministério da cota do PT.
Fonte original: abrir