
Após sinalizar possíveis mudanças em projeto do IR, Renan diz que nada está decidido: 'Vou me debruçar a partir de amanhã'
O relator no Senado da proposta que amplia a isenção do Imposto de Renda (IR), Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que possíveis mudanças no texto serão discutidas a partir desta quinta-feira (23).
Abordado por jornalistas, o parlamentar não confirmou nesta quarta (22) alterações ou encaminhamentos que havia indicado anteriormente.
Em uma audiência pública na terça (21), Renan sinalizou que poderia sugerir mudanças em alguns pontos do texto aprovado pela Câmara dos Deputados no início deste mês.
A intenção foi criticada por setores da economia e especialistas em tributação.
Setores da economia criticam iniciativa de mudança ao projeto da isenção do IR
Entre os trechos que estariam na mira, segundo o senador, estão o que permite que lucros obtidos até o fim de 2025 e distribuídos até 2028 fiquem isentos de tributação; e um sobre a tributação de dividendos enviados ao exterior.
"Não está decidido ainda. Amanhã vamos realizar a última audiência pública [para discutir o projeto]. Esse assunto [dos dividendos], com certeza, amanhã vai ser muito debatido. Mas nós não temos decisão ainda", afirmou.
Segundo o senador, eventuais mudanças somente serão analisadas após o término da audiência desta quinta. Renan Calheiros não quis dizer quando apresentará o seu parecer.
"Vou me debruçar sobre o texto depois das audiências. Não sei quando vai ser a votação e tal. O que falei é que, em até 30 dias, vamos apreciar a matéria", declarou.
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) será o relator do projeto que amplia a isenção do IR no Senado
Andressa Anholete/Agência Senado
Fonte original: abrir