Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Análise: exibição contra Carlos Alcaraz mostra caminhos para João Fonseca

10/12/2025 05:30 O Globo - Rio/Política RJ

O inédito duelo entre João Fonseca e Carlos Alcaraz, no jogo de exibição anteontem em Miami, correspondeu às expectativas de uma possível grande rivalidade em um futuro próximo. Com pontos que levaram o público ao delírio, o brasileiro quase surpreendeu o número 1 do mundo, que subiu o nível no super tiebreak para confirmar o favoritismo e vencer por 2 sets a 1 (7/5, 2/6 e 10 a 8).
Na última parcial, João parecia encaminhar a vitória ao abrir 5 a 0, mas não aguentou o tiroteio de winners de Alcaraz. A reviravolta no duelo mostrou que ainda há diferença de patamar entre o brasileiro de 19 anos e o espanhol, de 22, com mais experiência na bagagem. Por mais que João não tenha deixado barato, Alcaraz levou o jogo no banho-maria até ligar o turbo quando precisou.
No match point contra, João tentou encurtar a trocação e perdeu a paciência ao arriscar uma paralela de backhand. Se pretende alçar voos maiores, precisará diminuir a quantidade de erros não forçados em meio ao seu estilo ofensivo.
Outro ponto que o jovem tenista terá que evoluir é a variação em seu jogo. Se Alcaraz apresentava dificuldades para melhorar o saque no início da carreira, o brasileiro ainda exagera nas pancadas, em vez de usar mais spins ou recorrer ao slice para seguir firme durante ralis.

Fonte original: abrir