Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Tráfego eliminou Bortoleto e outros na classificação sprint nos EUA

18/10/2025 10:54 GazetaWeb - Política

Gabriel Bortoleto não conseguiu anotar tempo na classificação sprint do GP dos EUA da F1 2025.


Foto: Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images









Último colocado no grid da corrida sprint do GP dos Estados Unidos, Gabriel Bortoleto foi o único piloto sem tempo registrado na classificação desta sexta-feira. Sofrendo com o vento forte, o brasileiro teve a primeira volta deletada por limites de pista, e para completar, ele ainda foi prejudicado pelo tráfego na disputa. Além dele, Yuki Tsunoda e Esteban Ocon, nos 18º e 19º lugares, também levaram a pior.Inicialmente, o brasileiro havia registrado 1m36s313 valendo o 17º lugar em sua primeira volta. Porém, quando já queixava-se da dificuldade de manter o carro no traçado, sua marca foi excluída pela direção de prova - isso a cinco minutos da bandeirada. Desta forma, restava ao brasileiro uma única oportunidade para tentar garantir-se no top 15.O excesso de carros aguardando para sair do pit lane nos últimos três minutos do SQ1 culminou em um verdadeiro congestionamento causado por esses mesmos carros dois minutos e meio depois, já no último setor da pista. A situação se agravou entre as curvas 12 e 20, com segundos restantes no cronômetro.Para Bortoleto, tudo começou a desandar já no retorno à pista, que deu-se a apenas três minutos da bandeirada: ele ficou preso em uma fila de carros composta por Ocon, Tsunoda, o colega Nico Hulkenberg, Oliver Bearman, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Charles Leclerc e Lance Stroll.A Sauber mandou Hulkenberg primeiro para a pista e, metros à frente, ele conseguiu se encaixar na fila à frente de Stroll. Bortoleto saiu logo depois; porém, ficou preso na faixa à esquerda dentro do pit lane aguardando por um espaço e tentando manobrar. Hamilton seguiu à frente na fila e, quando Gabriel tentou juntar-se ao grupo, Bearman passou na frente dele.- Eu tenho direito (ao espaço), não? - reclamou o calouro.Bortoleto seguiu, então, em contato contínuo com Jose Manuel López, seu engenheiro. Na pista, ele tinha Ocon na frente, muito perto, e Bearman mais afastado. Ocon foi avisado do tráfego pela engenheira Laura Muller na saída do pit lane; ela o informou de que ele teria que compensar o tempo andando mais rápido nas retas. O francês, porém, teve dificuldades em engatar no ritmo necessário.- Estamos bem? - perguntou Bortoleto a seu engenheiro.- Muito apertado, Gabi. Muito, muito apertado - respondeu López.O espanhol avisa a Gabriel que, se ele tiver condições de ultrapassar os carros à frente, deve fazê-lo porque eles não têm tempo - anteriormente, o engenheiro já havia assegurado que estaria tudo bem ultrapassar naquelas condições, e pediu que o jovem acelerasse. Enquanto isso, Muller seguia cobrando Ocon, que ainda andava na frente de Bortoleto:- Ainda não estamos seguros, Esteban. A gente não vai conseguir assim, precisamos que você acelere - alertou a engenheira no minuto final do SQ1.Nos últimos 20 segundos, Ocon ultrapassou Hamilton, tendo à sua frente uma fila de carros puxada por Stroll. Mas ele só cruzou a linha de chegada, sem ter tido oportunidade de abrir uma volta rápida. Apenas 13 segundos depois, López avisou Bortoleto que ele não conseguiu passar do SQ1, na mesma situação que o rival:- Não conseguimos. Desculpa, amigo.- Que p... foi essa? - respondeu o calouro, ouvindo do engenheiro, em retorno, que a equipe iria "revisar isso depois".Ocon, em 19º lugar, ficou com o 1m36s003 registrado no começo da sessão; o mesmo valeu para Tsunoda, 18º colocado, que tinha anotado um 1m35s259 nos minutos iniciais. Bortoleto, entretanto, ficou sem nenhuma volta computada devido à exclusão de sua primeira tentativa.Por isso, ele foi inicialmente enquadrado na regra dos 107% - ela exige que o piloto, para poder largar na corrida, tenha um tempo dentro de 107% da melhor volta do SQ1 ou do Q1. A Sauber, porém, solicitou um pedido de exceção aos comissários, que permitiram a participação do brasileiro na prova.Tsunoda, por sua vez, teve que disputar terreno com Liam Lawson já na saída dos boxes; o neozelandês saiu à frente. No entanto, com Alonso em seu caminho, ambos acabaram na reta do japonês. O engenheiro Ernesto Desidério deixou o piloto de sobreaviso para ganhar espaço na pista; ele superou Alonso, mas foi outro que não pôde acelerar, cruzando a linha de chegada sem abrir volta.Foi por pouco, Leclerc!As duas Ferraris se envolveram na bagunça, mas Hamilton e Leclerc avançaram ao SQ2 - o monegasco, por um triz, ido de 16º a 13º. Único piloto em volta rápida naquele grupo, ele "travou" na subida da última curva mas conseguiu espaço para completar a tentativa. O congestionamento fez com que o setor 3 de sua volta fosse o mais lento; porém, o ferrarista avançou.Já Hamilton teve caminho livre a maior parte do tempo. Só a partir do último setor da pista é que ele se aproximou de um Stroll mais devagar e reduziu atrás do canadense. Com isso, outros carros chegaram perto dele, e O

Fonte original: abrir