Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Tem furacão no Brasil? Entenda por que fenômeno é raro no país

08/11/2025 16:56 O Globo - Rio/Política RJ

Diferentemente de alguns países periodicamente atingidos por furacões, o Brasil — que, atualmente, vive a incidência de um ciclone extratropical no Sul — não precisa se preocupar tanto com isso. As chances de que furacões aconteçam por aqui são mínimas, segundo meteorologistas ouvidos pela BBC. A explicação é que a formação de um fenômeno desses depende de uma série de fatores que só foi registrada uma vez no país.
Leia mais: Veja fotos de antes e depois de Rio Bonito do Iguaçu, cidade do Paraná arrasada por tornado
Tornado no Paraná: imagem de satélite mostra passagem do fenômeno por Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais atingida
Outro fator que dificulta a formação de furacões no Brasil é o cisalhamento do vento. Esse fenômeno ocorre quando há variações na velocidade ou direção das correntes de vento em diferentes altitudes. Segundo especialistas, isso é incomum nas regiões próximas à linha do Equador, como o Brasil, limitando a força e a propagação desses fenômenos.
Historicamente, apenas um furacão foi registrado no Brasil: o Catarina, em 2004. O fenômeno atingiu os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina com ventos de até 180 km/h, causando destruição em 40 cidades. Contudo, há divergências sobre sua classificação, com alguns meteorologistas afirmando que ele pode ter sido uma frente fria que mudou de direção de forma atípica.

Fonte original: abrir