Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Tarifaço: delegações de Brasil e Estados Unidos fazem primeira reunião na Malásia após encontro de Trump e Lula

27/10/2025 23:51 G1 - Política

Alckmin diz que prioridade do Brasil é derrubar tarifaço de 40%
Delegações do Brasil e dos Estados Unidos fizeram uma reunião nesta segunda-feira (27), na Malásia, para debater o tarifaço de 50% a uma série de produtos brasileiros aplicado pelo governo Donald Trump.
A reunião das delegações foi a primeira após o encontro, também na capital Kuala Lumpur, entre o presidente Lula e Trump.
Delegações de Brasil e Estados Unidos se reuniram na Malásia para discutir o tarifaço aos produtos brasileiros
Divulgação/ Itamaraty
O objetivo do governo brasileiro é derrubar as tarifas extras. A conversa entre Lula e Trump foi um primeiro passo para abrir as negociações. Outros encontros entre as delegações ainda vão ocorrer.
Impressões de Trump
Após o encontro com Lula, na madrugada do domingo (horário de Brasília), Trump chamou Lula de "muito vigoroso e impressionante" e desejou os parabéns a ele por seu aniversário de 80 anos nesta segunda.
Trump deixou em aberto se a tarifa de 50% vai ser revogada, como quer o Brasil.
“Tivemos uma reunião muito boa, vamos ver o que acontece. Não sei se alguma coisa vai acontecer, mas veremos. Eles gostariam de fazer um acordo. Vamos ver, agora mesmo eles estão pagando, acho que 50% de tarifa. E quero desejar feliz aniversário ao presidente, hoje é o aniversário dele. Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e foi muito impressionante”, afirmou Trump a repórteres durante voo para o Japão.
Lula
Lula se disse otimista com a reunião e suas possíveis consequências.
"Acho que vamos fazer um bom acordo".
Também disse que ligará para o presidente americano sempre que achar necessário ao longo das negociações. Horas antes, ele já havia dito que "se depender dele e de Trump, vai ter acordo".

Fonte original: abrir