Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Seleção de basquete dos Estados Unidos terá técnico do Miami Heat até 2028

14/10/2025 23:22 O Globo - Rio/Política RJ

O técnico do Miami Heat, Erik Spoelstra, foi nomeado técnico da seleção masculina dos Estados Unidos até as Olimpíadas de Los Angeles de 2028 pela USA Basketball nesta terça-feira. A equipe americana de estrelas da NBA ganhou as últimas cinco medalhas de ouro olímpicas, dando aos americanos 17 títulos olímpicos no total, bem como cinco títulos da Copa do Mundo.
Leia também: seis anos após polêmica política, NBA volta à China; relembre
A base vem forte (e alta): Real e Barça reforçam times de basquete com 'gigantes mirins'; veja
Spoelstra foi selecionado pelo diretor da seleção masculina dos EUA, Grant Hill, e aprovado pelo conselho de diretores da USA Basketball. O Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA ainda precisa aprovar sua seleção.
"É uma honra incrível", disse Spoelstra. "Representar nosso país e liderar atletas de classe mundial em competições importantes é um dos maiores privilégios do esporte. Estou ansioso para dar continuidade à tradição de excelência e trabalho em equipe que define o basquete dos EUA."
Spoelstra, de 54 anos, foi assistente técnico da equipe campeã olímpica de Paris no ano passado e assistente de Steve Kerr na equipe dos EUA na Copa do Mundo de 2023, que terminou em quarto lugar. Spoelstra comandou uma equipe selecionada dos EUA em 2021 que treinou junto com a equipe olímpica dos EUA que ganhou o ouro em Tóquio.
No Heat, Spoelstra foi assistente técnico do time campeão da NBA de 2006 e, como técnico principal, levou Miami aos títulos da NBA de 2012 e 2013. Além das Olimpíadas de 2028 em casa, Spoelstra comandará os homens dos EUA na Copa do Mundo FIBA ​​de 2027 em Doha e nos campos de treinamento e exibições antes dos dois principais eventos globais.
"Conheço Erik Spoelstra há quase duas décadas e o conheci melhor ao longo do tempo em que estivemos na USA Basketball", disse Hill. "Spo não é apenas um treinador excepcional, mas também um ótimo colega, amigo e pai, o que o torna a escolha perfeita para continuar o legado de treinador da seleção masculina de basquete dos EUA até 2028."
Na próxima semana, Spoelstra abrirá sua 18ª temporada como técnico do Heat, tornando-se o técnico da NBA com mais tempo de permanência em um mesmo time. Spoelstra jogou e treinou na Alemanha antes de ir para Miami em 1995 como coordenador de vídeo.
"Erik Spoelstra é um dos treinadores principais mais respeitados do esporte", disse o diretor-executivo da USA Basketball, Jim Tooley. "Como o técnico com mais tempo de serviço em um mesmo time, além de seu envolvimento com a USA Basketball nos últimos anos, ele está bem posicionado para liderar a seleção masculina dos EUA."

Fonte original: abrir