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Previsto para 2026, leilão da Hidrovia do Rio Paraguai é sondado por 8 empresas

10/10/2025 19:15 Campo Grande News - Política

O leilão da Hidrovia do Rio Paraguai, previsto para os primeiros meses de 2026, já desperta o interesse do setor privado. Segundo o secretário nacional de Hidrovias, Dino Antunes, oito empresas entre brasileiras e estrangeiras, participaram do market sounding, processo que visa sondar o mercado antes do anúncio formal da concessão, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos. “O processo vai mudar pouco, estamos avaliando apenas algumas questões de alocação de risco, detalhes. Muitas vezes são pontos que não percebemos ou que recebem menor relevância do que a atribuída pelas empresas, e isso nos leva a repensar alguns aspectos. Mas são questões bastante pontuais. De uma forma geral, o market sounding demonstrou que estamos no caminho certo”, afirmou Antunes em entrevista à Agência Infra. O nome das empresas que demonstraram interesse ainda é mantido em sigilo. As sugestões apresentadas pelos investidores durante as reuniões serão encaminhadas ao TCU (Tribunal de Contas da União), onde o projeto já está em análise desde meados de agosto. Apesar das contribuições, o secretário ressalta que não devem ocorrer grandes alterações no edital, cuja publicação o governo tenta viabilizar ainda neste ano. O governo também precisa alinhar a operação com Paraguai e Bolívia, que reivindicam autorização para que o empreendimento avance em seus territórios. O trecho compartilhado com o Paraguai corresponde a 300 quilômetros e o da Bolívia a cerca de 50 quilômetros.  “A gente já trabalhava com a hipótese, mas não com a certeza da necessidade de algum tipo de aprovação por parte desses países, e cada um tem sua especificidade e sua legislação. No caso do Paraguai, por exemplo, qualquer concessão precisa ser aprovada pelo Congresso. Mas é um processo muito mais simples do que aqui no Brasil”, explicou Antunes. O projeto representa o primeiro modelo de concessão de hidrovia no Brasil, com objetivo de gerar previsibilidade no transporte de grandes cargas e agilizar serviços essenciais, como dragagem de manutenção, sinalização do canal e transporte noturno seguro. A concessão abrange o Tramo Sul do Rio Paraguai, com extensão de 600 quilômetros, entre Corumbá e a foz do Rio Apa, na fronteira com o Paraguai. O contrato terá prazo inicial de 20 anos, com possibilidade de prorrogações sucessivas até o limite de 70 anos, e previsão de investimentos de R$ 43,2 milhões até o quinto ano de operação. Embora a concessão do Rio Madeira estivesse inicialmente prevista para ser a primeira, o governo decidiu estrear o modelo com o Rio Paraguai, após atrasos burocráticos e resistência política no Norte do país.  “Muitas vezes há pressão para que o processo avance mais rápido, mas estamos falando de projetos de 15 ou 20 anos, dependendo do caso. A ideia é que, após esses 15 anos, venham outros 15, e depois mais 15, ou seja, é um modelo de longuíssimo prazo. Por isso, mesmo que haja um atraso de um mês ou outro, o mais importante é garantir uma construção bem feita. Dito isso, ainda é possível que o edital seja publicado este ano, dependendo, claro, das interlocuções e das conversas que ainda precisamos ter com o TCU”, disse Antunes. O certame feito por fases. A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) sugere que a primeira etapa da disputa impeça a participação da LHG Mining, principal usuária da hidrovia, controlada pelo grupo J&F, que responde por cerca de 80% das operações no trecho. Caso não haja interessados nessa primeira fase, a empresa poderá apresentar oferta na etapa seguinte. Segundo Antunes, a decisão da Antaq foi mantida pelo MPor para garantir concorrência no leilão. A Hidrovias do Brasil, empresa com maior atuação na hidrovia do Rio Paraguai-Paraná, também atua ao lado de companhias menores brasileiras e paraguaias. A LHG, que transporta cerca de três milhões de toneladas por ano, adquiriu recentemente 400 barcaças e 21 empurradores, aumentando sua participação, que pode chegar a 75% do total da carga transportada na hidrovia.  

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