Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Nova falha em subestação de Santo André provoca apagão em SBC e Diadema

24/10/2025 13:03 O Globo - Rio/Política RJ

Um apagão na noite desta quinta-feira, 23, deixou mais de 190 mil clientes de São Bernardo do Campo e Diadema, na região metropolitana de São Paulo, sem energia. O problema afetou residências, comércios e semáforos. De acordo com a Enel, concessionária responsável pelo sistema, o problema foi causado por uma ocorrência na rede da transmissora Isa Energia Brasil.
Crise: Governador de São Paulo diz que Enel não faz os investimentos necessários e concessão não devia ser renovada
Em meio a críticas: Enel faz aporte recorde no país de olho na renovação de contratos
O apagão começou por volta das 19h40. Em nota, a Enel disse que realizou manobras para reduzir o número de clientes impactados. Às 21h19, informou que o problema tinha sido normalizado. Nesta manhã, já não há registros do apagão, apenas interrupções pontuais em algumas residências da região.
A Isa Energia Brasil informou que houve o desligamento de um equipamento em sua subestação, em Santo André, afetando o fornecimento de energia elétrica nas cidades vizinhas.
Não é a primeira vez que as empresas enfrentam dificuldades técnicas. No dia 22 de setembro, uma falha na mesma subestação da Isa, em Santo André, provocou um apagão que deixou aproximadamente 900 mil clientes sem luz no ABC e em bairros da zona sul da capital paulista.
A pane afetou cerca de 74% dos consumidores de São Bernardo e quase 30% de Santo André. Na capital, bairros como Jabaquara, Vila Mariana e Ipiranga foram afetados. O problema só foi totalmente resolvido no fim da manhã seguinte.

Fonte original: abrir