
Montagem da tubulação para megaobra inédita no Brasil começa em SC
Começa montagem da tubulação em praia de SC para megaobra inédita no Brasil
Começou neste sábado (11) a montagem da tubulação para a megaobra que vai ampliar em pelo menos 30 metros a faixa de areia em Itapoá, no Norte de Santa Catarina. Posteriormente, haverá a etapa de dragagem, para o alargamento.
O novo serviço será inédito no país. O início da dragagem é possível devido à autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), informou a empresa belga responsável pelos trabalhos.
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Relembre métodos usados para alargar praias em SC antes de obra inédita no país
Entenda como obra vai usar areia removida de canal para alargar praia em SC
A tubulação terá extensão de 400 metros. Neste sábado, ela está sendo posicionada na região da praia Pontal do Norte (entre as Ruas 2440 Itaitaba e 2520 Cavatã).
Nas próximas semanas, dependendo das condições climáticas, a tubulação será posicionada dentro mar para, em conjunto com a draga, iniciar o processo de dragagem e engorda da faixa de areia.
Além disso, começa uma movimentação de caminhões e contêineres. De acordo com a empresa, a logística está sendo pensada para que os trabalhos interfiram o menos possível na área de movimento de turistas.
Montagem da tubulação na praia em Itapoá para megaobra inédita no Brasil
Jan de Nul/Divulgação
Entenda a obra
O trabalho, realizado por meio de uma parceria entre o governo estadual e a iniciativa privada, prevê a retirada de 12,5 milhões de metros cúbicos de areia do fundo da Baía da Babitonga. Desse total, 6,4 milhões serão depositados na orla de Itapoá, que sofre com a erosão causada pelo mar.
O restante será transportado para uma área de descarte em alto-mar, conhecida como “bota-fora”. A draga usada, a mesma dos trabalhos de alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú, é do tipo hopper e tem capacidade de cisterna de 18 mil m³.
A intervenção é realizada no Porto de São Francisco do Sul, em parceria com o Porto Itapoá. A expectativa é que o alargamento ajude a conter a erosão marítima e beneficie tanto a operação portuária quanto o uso da faixa de areia pelos banhistas.
O ineditismo da obra é que o alargamento de praia será a partir da areia retirada da dragagem de um canal.
Draga Galileo Galilei chegou a Itapoá (SC) na sexta-feira (3).
Oswaldo Rodalski/Divulgação
Navios maiores e engordamento
🚢💥A obra de dragagem, que vai custar cerca de R$ 324 milhões, pretende aumentar a profundidade do estuário que dá acesso aos portos de Itapoá e São Francisco do Sul, permitindo a operação de navios maiores, com até 366 metros de comprimento. Atualmente, o limite é de embarcações de até 336 metros.
Já o projeto de alargamento da faixa de areia vai ampliar a área disponível para os banhistas, ao longo de cerca de 10 quilômetros, entre a região da Figueira e o Balneário Princesa do Mar. Em alguns trechos, o engordamento da faixa pode chegar a mais de 100 metros.
📍Com 32 quilômetros de litoral, Itapoá faz divisa com o Paraná e tem diversas opções para banhistas e pontos turísticos à beira-mar. No fim de agosto, a cidade decretou emergência por conta dos estragos causados pela chuva e o aumento da erosão na área costeira.
Mapa mostra como será a obra de drenagem de canal e alargamento de praia em SC
Governo de SC/Dvulgação
🏖️🚜 Diferenças entre obras de Balneário Camboriú e Itapoá
Obra em Itapoá
➡️ 6,4 milhões de metros cúbicos de sedimentos depositados na orla;
➡️ sedimentos retirados da dragagem do canal da Baía da Babitonga;
➡️ obra vai ampliar em pelo menos 30 metros a faixa para banhistas, em uma extensão de cerca de 10 quilômetros, entre a região da Figueira e o Balneário Princesa do Mar;
Obra em Balneário Camboriú
➡️ 2,5 milhões de metros cúbicos foram depositados na orla da praia, segundo a prefeitura;
➡️sedimentos retirados de jazidas submarinas com uma grande draga;
➡️faixa de areia da Praia Central passou de uma média de 25 metros para 70 metros;
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