Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Itens nazistas e supremacistas são achados em endereços ligados a servidor público em SC

10/10/2025 20:49 G1 SC

Prisão de servidor público por apologia ao nazismo
Polícia Civil/Divulgação
Um servidor público da Diretoria de Trânsito do Município (DITran) de Tijucas, na Grande Florianópolis, foi alvo da Polícia Civil nesta sexta-feira (10) por apologia ao nazismo. Dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados a ele foram cumpridos e localizaram objetos com símbolos nazistas, neonazistas e supremacistas brancos.
A Polícia Civil detalhou que, entre os elementos que apontam o crime de apologia ao nazismo estão a "criação do brasão do DITran com uma águia preta sobre uma estrela de xerife, visualmente semelhante à Reichsadler, símbolo utilizado na Alemanha Nazista".
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Batizada de 'Eagle', a ação iniciou após denúncia anônima. A prefeitura de Tijucas informou que entende os fatos noticiados como "graves" e que vai instaurar processo administrativo disciplinar para apurar a conduta "com garantia do contraditório e da ampla defesa" (veja nota completa abaixo).
Com as apreensões, a Polícia quer comprovar a materialidade e autoria das suspeitas, além de identificar participação de outros envolvidos nos crimes. Os mandados foram autorizados pelo Juízo da Vara Regional de Garantias de Balneário Camboriú, no Litoral Norte.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A apologia do nazismo usando símbolos nazistas, distribuindo emblemas ou fazendo propaganda desse regime é crime previsto na lei 7.716/1989, com pena de reclusão (entenda mais abaixo).
Segundo as investigações, ele tinha objetos como o símbolo “SS”, abreviatura da Schutzstaffel, organização paramilitar ligada ao Partido Nazista e a Adolf Hitler.
Nas redes sociais, ele também teria usado a imagem do lobo Fenrir, usada por movimentos supremacistas brancos, e feito a postagem de um crânio com o símbolo do 'Sol Negro', que tem vínculo com o nazismo.
A apologia do nazismo se enquadra na Lei 7.716/1989, segundo a qual é crime:
Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa – ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em publicações ou meios de comunicação social.
Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.
Essa lei é respaldada pela própria Constituição, que classifica o racismo como crime inafiançável e imprescritível. Isso significa que o racismo pode ser julgado e sentenciado a qualquer momento, não importando quanto tempo já se passou desde a conduta.
Como denunciar:
WhatsApp da Polícia Civil: (48) 98844-0011.
Delegacia virtual: delegaciavirtual.sc.gov.br.
Disque 100 ou através do número 182.
Polícia Militar: 190.
O que diz a Prefeitura de Tijucas
O Município de Tijucas informa que tomou conhecimento, por meio da imprensa, de investigação conduzida pela Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância (DRRDI/DEIC), envolvendo servidor vinculado à Diretoria de Trânsito (DITRAN) desta municipalidade.
Considerando a gravidade dos fatos noticiados e em observância aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade que regem a Administração Pública, o Município de Tijucas adotará as medidas administrativas cabíveis, determinando a imediata instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apuração da conduta, com garantia do contraditório e da ampla defesa.
O eventual afastamento preventivo do servidor poderá ser determinado no curso do procedimento.
O Município de Tijucas repudia veementemente toda e qualquer forma de discriminação, racismo, apologia ao nazismo ou ideologias extremistas, condutas absolutamente incompatíveis com o exercício da função pública e com os valores que norteiam esta administração.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Fonte original: abrir