Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Macaco Bong volta ao Rio após 12 anos para estreia do projeto 'Noites de Avalanche'

17/10/2025 06:31 O Globo - Rio/Política RJ

Referência no rock instrumental brasileiro, o power trio Macaco Bong volta ao Rio de Janeiro após 12 anos para abrir o projeto “Noites de Avalanche – Os shows do livro”, neste sábado (18), às 21h, no Galpão Ladeira das Artes, no Cosme Velho. Inspirado no livro "Avalanche – A revolução do streaming (2010-2020): 51 nomes para conhecer a novíssima música brasileira", de Marcelo Monteiro, o projeto vai levar mensalmente ao Galpão artistas que fazem parte da cena contemporânea mapeada na publicação — e que ajudaram a redefinir a produção musical do país na era digital.
'Avalanche': como uma nova MPB foi criada a partir da revolução do streaming
Marcelo D2: ‘Sinto muita falta do rap, que foi engolido pelo sistema e virou outra coisa’
Criado em Cuiabá e radicado em São Paulo, o Macaco Bong, que já dividiu o palco com Gilberto Gil e abriu para shows de Rage Against The Machine, Iggy Pop e Sonic Youth, é a única banda instrumental brasileira a ter um álbum eleito Melhor Disco do Ano pela Rolling Stone. O show revisita toda a trajetória do grupo — do clássico "Artista igual pedreiro" (2008), lançado quando o streaming ainda engatinhava no Brasil, ao recente "Perspective reset" (2025) — com faixas de várias fases, como “Amendoim”, “This is rolê” e “Macumba afrocinética”, que mesclam hardcore, psicodelia, jazz, folk e blues.
Eleito um dos melhores livros de música de 2024 pela revista Noize, “Avalanche”, que deu origem ao projeto, reúne 51 artistas e bandas que marcaram a “nova música brasileira” da década de 2010, entre nomes como Mahmundi, Anelis Assumpção, Liniker, Luedji Luna, Boogarins, Metá Metá, Carne Doce, Tássia Reis, Francisco El Hombre, Ana Frango Elétrico e muitos outros.
Depois do Macaco Bong, estão previstos para os próximos meses shows de Ava Rocha, Far From Alaska, Baggios, Jam da Silva e Luiza Lian, entre outros artistas com perfil no livro. A proposta, explica Monteiro, é consolidar o formato em 2026, ampliando a programação e os cachês com novos apoios e patrocínios. “É um jeito de dar continuidade ao espírito do livro e celebrar uma geração que revolucionou a maneira de criar e distribuir música no Brasil”, resume o jornalista, que esteve à frente, por oito anos, do blog Amplificador, do GLOBO.
Noites de Avalanche – Os shows do livro: Macaco Bong. Galpão Ladeira das Artes. Rua Conselheiro Lampreia 225, Cosme Velho. Sáb (18). Trilhas a partir das 19h, show às 21h. De R$ 50 a R$ 60, com 1kg. Via 18 anos.

Fonte original: abrir