Lô Borges: o que é falência múltipla dos órgãos, causa da morte do cantor e compositor
Morreu na noite deste domingo, o cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina — movimento musical de vanguarda que surgiu em Belo Horizonte no final dos anos 1960 e início dos anos 1970 e que contava com nomes como o de Milton Nascimento, Fernando Brant, Beto Guedes, Toninho Horta e Wagner Tiso.
'Ansiedade das segundas-feiras': sentimento de estresse pode durar semanas ou meses; entenda
Cães e gatos: dormir com o seu bicho de estimação na cama faz bem ou mal para a saúde?
Borges estava internado no Hospital Unimed, em Belo Horizonte, desde 18 de outubro, para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa. Segundo boletim divulgado pela assessoria de imprensa da Unimed, Lô faleceu às 20h50 em decorrência de falência múltipla de órgãos.
O que é falência múltipla dos órgãos?
Também conhecida como síndrome da falência de múltiplos órgãos (SFMO), a condição ocorre quando dois ou mais órgãos vitais perdem a sua função ao mesmo tempo.
No Brasil, ela afeta cerca de 25% dos pacientes internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). De acordo com o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), o número de órgãos comprometidos aumenta a chance de morte.
Se dois órgãos são comprometidos, a mortalidade é de 60%. Se a falência é de três órgãos, a taxa sobe para 85% e no caso de quatro órgãos ou mais é de 100%.
Causas
A sepse (choque séptico) é a causa mais comum para a síndrome, mas ela também pode ser desencadeada por infecções generalizadas, traumas queimaduras, pancreatite, síndromes de aspiração, doenças autoimunes, eclampsia e envenenamento.
Qual deve ser a distância exata entre o sofá e a televisão para não ter problemas de visão? Especialistas têm a resposta
Principais características da falência múltipla de órgãos
A falência múltipla de órgãos normalmente acontece depois um hiato variável de tempo em relação à sua causa original, durante o qual há aparente estabilidade do paciente. Logo em seguida, ela surge de maneira progressiva. A degradação gradativa dos diversos sistemas ocorre à medida que os vários órgãos entram em desequilíbrio funcional.
Os pulmões, os rins, o estômago e o fígado são os órgãos mais afetados, além de lesões cardíacas pós-traumáticas, cerebrais pós-traumáticas, glandulares e intestinais; também alterações do perfil de imunidade e de coagulação.
Nas últimas semanas, o cantor teria apresentado melhoras em seu quadro de saúde. O irmão dele, Yê Borges, disse ao G1 que o "quadro clínico do meu irmão está melhorando dia após dia. Por ser alérgico a alguns medicamentos e até alimentos, exames estão sendo feitos para sua segurança".
Traqueostomia
Na última semana, porém, o cantor precisou passar por uma traqueostomia, para oferecer maior ventilação mecânica ao músico. O procedimento é realizado para abrir a traqueia, região localizada na parte anterior do pescoço, para que o ar consiga ir diretamente para os pulmões com a ajuda de uma cânula (tubo feito de material flexível), sem precisar passar passar pelo nariz, boca ou garganta.
Por que acompanhar seus filhos na hora de dormir é fundamental? 'Eles sentem medo', afirma neuropsicólogo
Ela pode ser feita de modo temporário ou permanente, quando a ventilação mecânica se torna necessária a longo prazo, mas o quadro do cantor e compositor continuou grave mesmo após a cirurgia.
Nascido Salomão Borges Filho em 10 de janeiro de 1952, na capital mineira, Lô construiu uma das trajetórias mais marcantes da MPB. Ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, foi peça fundamental na criação do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 1970, unindo rock, jazz, bossa nova e sonoridades latino-americanas.
Fonte original: abrir