
Jornalista italiano sofre ataque a bomba e tem carro destruído na região de Roma
Uma bomba destruiu, na madrugada de sexta-feira, o carro de Sigfrido Ranucci, conhecido jornalista italiano, sem causar vítimas. A informação foi divulgada na rede X pelo programa de investigação “Report”, que ele dirige na televisão pública RAI.
Caso Isak Andic: Filho do fundador da rede de moda Mango vira suspeito em reviravolta na investigação sobre a morte do pai, em 2024
O veículo de sua filha e a fachada de sua casa também sofreram danos por causa da explosão, ocorrida a cerca de 20 quilômetros ao sul de Roma.
“A potência da explosão foi tal que poderia ter matado alguém se tivesse passado por perto naquele momento”, afirmou o Report, transmitido no terceiro canal da RAI.
Initial plugin text
Na publicação, o programa detalhou que o carro de Ranucci “voou pelos ares” devido à bomba colocada embaixo do veículo e informou que já há uma investigação em andamento sobre o caso.
Junto ao texto, o Report divulgou um vídeo em que aparece um veículo totalmente destruído e, ao lado, outro com danos visíveis.
O ataque foi condenado por diversos líderes políticos, entre eles a primeira-ministra, Giorgia Meloni, que manifestou sua “plena solidariedade” ao jornalista e classificou o episódio como um “grave ato de intimidação”.
“A liberdade e a independência da informação são valores da nossa democracia dos quais não podemos abrir mão, e que continuaremos a defender”, acrescentou Meloni em comunicado.
No ranking de 2025 da Repórteres Sem Fronteiras sobre liberdade de imprensa, a Itália ocupa a 49ª posição.
Fonte original: abrir