
Instituição bancária faz alerta sobre golpe da coleta indevida de dados biométricos. Veja como se proteger
Mais um golpe na área: criminosos estão aplicando fraudes financeiras por meio da coleta indevida de dados biométricos. Segundo alerta do Itaú Unibanco, a maior incidência desse tipo de ocorrência está nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
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A abordagem é feita por meio de argumentos enganosos, como promessas de brindes promocionais e alegações de fraudes inexistentes, para conquistar a confiança das vítimas e justificar a solicitação de dados sensíveis, como reconhecimento facial e impressão digital.
Victor Thomazetti, superintendente de Prevenção a Fraudes do Itaú Unibanco, esclarece que biometria é uma tecnologia segura, que oferece uma experiência simplificada. Por outro lado, justamente por sua confiabilidade, torna-se alvo de criminosos que buscam enganar as pessoas para obter acesso indevido.
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A exemplo desta fraude, Thomazetti explica que os golpistas estão utilizando métodos cada vez mais sofisticados para manipular as vítimas.
— A engenharia social está mais avançada devido às tecnologias emergentes e à vasta disponibilidade de dados disponíveis na internet. Os criminosos utilizam narrativas muito convincentes, que exploram gatilhos emocionais, como urgência e medo, para fazer com que as pessoas acreditem na legitimidade das solicitações. No caso da biometria, os golpistas estruturam um discurso que faz a vítima acreditar que fornecer esses dados é indispensável — afirma.
Como se proteger
Forneça dados biométricos apenas em canais oficiais — Nunca compartilhe dados sensíveis, como sua biometria ou informações bancárias, fora de ambientes digitais ou físicos controlados e confiáveis.
Desconfie de abordagens que oferecem brindes em troca de dados pessoais — Promoções legítimas não exigem o compartilhamento de dados sensíveis para o recebimento de brindes ou prêmios.
Confirme diretamente com a instituição — Caso suspeite de fraude, entre em contato imediatamente com o serviço oficial da instituição financeira para verificar a situação.
Fui vítima, e agora?
Caso seja vítima de golpe ou fraude, a orientação do Itaú é para que, além de entrar em contato com a instituição financeira para tomar as providências cabíveis, fazer um boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.
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O banco lembra ainda que amigos e familiares podem ajudar no bloqueio de contas e cartões pós roubo ou furto. No caso do Itaú, basta ligar para a central de atendimento com o CPF da vítima em mãos.
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