Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Inmet emite alerta de chuvas intensas a partir deste domingo para 13 estados

19/10/2025 11:42 O Globo - Rio/Política RJ

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas, previstas para parte do país, chegando a 13 estados, a partir da manhã deste domingo. Com classificação de perigo potencial, o mais baixo na escala de três intensidades, passa a ser válido às 10h e se estende até segunda-feira, encerrando às 10h.
De ímã de geladeira a perfume para atrair 'gringos': comércio em Belém aposta em produtos personalizados para COP30
Coliseus à brasileira: anfiteatro italiano serviu de referência para pelo menos sete construções no país
De acordo com o órgão, há previsão de chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. O comunicado ainda destaca os ventos intensos, que podem variar de 40 km/h a 60 km/h.
Sete estados têm o alerta válido para todo seu território, sendo eles: Roraima, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já no Amazonas, em Tocantins e em Minas Gerais apenas alguns municípios não foram inclusos no comunicado do instituto. Os estados do Pará, de São Paulo e da Bahia têm pequenos trechos sob alerta. Ao todo, 1,766 cidades estão na lista.
O Inmet faz as seguintes recomendações para o período:
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, por haver leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Ainda estão válidos os avisos de ventos costeiros, em regiões litorâneas entre o Rio Grande do Sul e o sul da Bahia, até as 23h59 deste domingo; e, até as 10h, de maior risco entre o Rio Grande do Sul e a Costa Verde, no Rio de Janeiro.
A Climatempo destaca que o país passa por uma mudança no tempo desde a madrugada deste domingo em decorrência de uma nova frente fria que avança pelo Brasil. Estão previstos chuva, ventos fortes e queda significativa das temperaturas, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, onde o frio volta a aparecer já a partir deste domingo. Após essa passagem, uma massa de ar polar trará diminuição nos termômetros e dias úmidos.
Um dos destaques é o Rio de Janeiro, que sai da máxima de 36°C registrado no sábado para a previsão de não passar de 22°C neste domingo, com sensação de frio acentuada devido à nebulosidade e aos ventos.

Fonte original: abrir