Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Handebol define campeões e aquece reta final do Intercolegial

19/10/2025 08:01 O Globo - Rio/Política RJ

O Intercolegial terá neste domingo (19) mais uma rodada decisiva. As quadras da Universidade Castelo Branco, em Realengo, recebem as finais do handebol, uma das modalidades mais tradicionais da competição. Ao longo do dia, serão oito partidas envolvendo equipes masculinas e femininas das categorias sub-14 e sub-18. A competição é uma realização do jornal O GLOBO, com apresentação do Sesc-RJ e apoio da Caixa.
Alimentação: Suplementação faz sentido para jovens atletas? Que suplementos são seguros e necessários?
Ranking: Contagem Geral do Intercolegial 2025
A programação começa às 9h, com o confronto entre GEO Juan Antônio Samaranch e Jean Baptiste Debret pela disputa do terceiro lugar do sub-14 feminino. Logo em seguida, às 10h, ocorre a final do sub-14 masculino entre Santa Mônica Rede de Ensino e GEO Juan Antônio Samaranch. Às 11h, o duelo pelo terceiro lugar do sub-18 feminino coloca frente a frente as equipes do Colégio Gama e do Jean Baptiste Debret. A final desta categoria começará ao meio-dia, com a partida entre Santa Mônica Rede de Ensino e Salesiano Santa Rosa.
Na parte da tarde, os jogos continuam com a disputa pelo terceiro lugar do sub-14 masculino entre Colégio Gama e GEO Nicarágua, às 13h, e a final do sub-14 feminino entre Santa Mônica Rede de Ensino e Geração Feliz, às 14h. O penúltimo confronto, às 15h, entre Colégio Militar e Pedro II, definirá o terceiro lugar do sub-18 masculino. Encerrando a rodada, às 16h, Santa Mônica e Antônio da Silva decidem o título do sub-18 masculino.
O professor Luiz Carlos Lopes, da rede Santa Mônica, acredita que as finais deste domingo coroam um ano de intenso trabalho. De acordo com ele, as equipes da escola chegaram às decisões em todas as categorias do handebol graças à disciplina e ao comprometimento dos alunos.
— A expectativa continua enorme. Nas finais, sabemos que vamos enfrentar equipes muito qualificadas, não vamos encontrar moleza. Mas estamos desde o início do ano treinando, participando de outras competições e mantendo o foco nas vitórias — afirmou o treinador.
Vôlei e natação a seguir
Enquanto o handebol chega ao fim, outras modalidades já se preparam para entrar em cena. No próximo sábado (dia 25), o vôlei abre suas rodadas no Sesc São João de Meriti, a partir das 9h. Serão 32 equipes divididas nas categorias sub-15 e sub-18, nas versões masculina e feminina, todas não federadas. Os jogos se estenderão por quatro rodadas até o mês de novembro, com as finais previstas para o dia 22. A natação, por sua vez, terá suas finais no domingo seguinte, 26 de outubro, na piscina do Sesc Nova Iguaçu. Estão confirmados 20 colégios e 235 alunos, com provas a partir das 9h.
No atletismo, as atenções já estão voltadas para as provas que ocorrerão no dia 23 de novembro, no Complexo Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande. As escolas devem entregar as relações nominais dos atletas até 7 de novembro e participar do congresso técnico, marcado para o dia 12.
O encerramento da edição 2025 está reservado ao vôlei de praia, nos dias 29 e 30 de novembro, na quadra do Sesc Nova Iguaçu. A modalidade, que combina alto nível técnico e clima descontraído, encerra a temporada com espírito de confraternização entre atletas, professores e familiares.
Na rodada passada, o destaque ficou com o badminton, que teve as disputas finais ontem na Vila Militar. A competição, iniciada no último dia 4, consagrou novos campeões e também teve um momento de forte emoção. O atleta paralímpico Isaac Nascimento, de 12 anos, estudante do Centro Educacional Torres Filho, em São Gonçalo, foi um dos nomes mais celebrados. Competindo na categoria SH6, para pessoas com baixa estatura, ele comemorou não apenas a vitória, mas a chance de inspirar outros jovens com deficiência a participar do Intercolegial.

Fonte original: abrir